Comunicação Interna na indústria: como reduzir acidentes e aumentar resultados

Drica Marcelino

Comunicação interna na indústria - como reduzir acidentes
Segurança no trabalho é um tema delicado na indústria. Diariamente centenas de trabalhadores são afastados ou aposentados em decorrência de acidentes no trabalho. Nessa conjuntura, a Comunicação Interna pode ser uma aliada para reduzir os casos, potencializando resultados ao mesmo tempo que promove bem estar e qualidade de vida para os colaboradores.

Por isso, preparamos um artigo sobre como reduzir acidentes e aumentar os resultados na indústria com a Comunicação Interna. Ao longo desse texto você vai ver:

Panorama brasileiro de segurança no trabalho

O panorama brasileiro de acidentes no ambiente de trabalho continua apresentando números preocupantes. Um estudo realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho aponta que entre 2012 e 2021, 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil.
O mesmo relatório mostra que apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Esses números representam uma preocupação para a sociedade como um todo, já que o problema afeta as empresas, o Estado, os colaboradores e familiares.

Embora a maioria das indústrias façam investimentos contínuos em treinamentos e atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), muitos acidentes são decorrentes do uso inadequado de equipamentos de proteção e a falta de uma cultura organizacional que incorpore medidas de cautela e prevenção.

Mudanças na cultura organizacional não acontecem da noite para o dia: para isso é necessário uma atuação contínua da Comunicação Interna em prol da incorporação de novos valores na equipe. Por isso, o setor pode ser um grande aliado na adoção de medidas de segurança.

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Como a Comunicação Interna pode ajudar a reduzir acidentes

A Comunicação Interna pode se aliar à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para reforçar as normas de segurança e medidas para a prevenção de acidentes. Por meio de conteúdos informativos, o setor pode ressaltar a importância do uso de equipamentos de proteção individual.

Em nosso case de sucesso com a equipe de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG), referência mundial na produção de cabos de aço, a empresa conta que usou o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp para reforçar a segurança na fábrica por meio de um canal direto com a Segurança e RH, divulgação de informações e treinamentos.

Benefícios da Comunicação Interna na indústria

Aumenta o engajamento dos colaboradores

A Comunicação Interna é um dos principais meios de gerar engajamento no trabalho. Ao promover uma comunicação mais transparente sobre os negócios, a companhia aumenta o sentimento de pertencimento dos trabalhadores que passam a entender melhor onde estão e, o que a empresa espera deles, gerando profissionais mais centrados e engajados.

Otimização dos processos

Você já parou para refletir quanto tempo os colaboradores perdem anualmente em situações onde houve informações insuficientes ou ruídos na comunicação?

Ao investir em Comunicação Interna a empresa deixa os funcionários mais atentos aos acontecimentos e normas da organização, otimizando os processos e consequentemente aumentando a produtividade da companhia.

Redução nos índices de turnover

Uma pesquisa global divulgada pela Catho aponta que o Brasil é o país que detém o maior índice de rotatividade de empregados do mundo. De acordo com o estudo, alguns dos principais motivos para esses números são a desmotivação e preocupação com o futuro da companhia.

Na indústria, o turnover é um problema que pode gerar um prejuízo ainda maior para a companhia, já que na maioria das vezes contratar um novo empregado implica em investir em treinamentos e equipamento de proteção individual (EPI).

Tanto a motivação quanto o alinhamento com os negócios da empresa podem ser melhorados através da Comunicação Interna. Em uma empresa onde há transparência corporativa, os profissionais se sentem mais seguros e pensam duas vezes antes de “pular fora do barco”.

Na era da informação e das redes sociais, é impossível que uma empresa obtenha sucesso e seja valorizada pelos colaboradores caso continue em uma “caixa preta” onde os funcionários dificilmente sabem o que está acontecendo.

Case de Comunicação Interna na indústria com a BBRG

A Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG) é referência mundial quando o assunto é produção de cabos de aço. Antigamente, a Comunicação Interna da empresa usava um mural físico para divulgar informações e treinamentos para os colaboradores.

Entretanto, usar um mural físico exigia despesas de custo com papel, tinta e a mão de obra terceirizada de uma agência para produzir os conteúdos divulgados. Outro problema do mural físico é que os colaboradores gastavam tempo para se dirigir até o local do mural e ler as informações divulgadas.

Para solucionar esses problemas e aumentar a eficiência do setor, a BBRG implementou o aplicativo de Comunicação Interna da Fique Ligado! BBRG, desenvolvido pela Screencorp de acordo com a identidade visual da empresa. O aplicativo reduziu os custos da empresa com papel, impressões e agência para criar os banners.

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Embora a empresa tenha realizado uma transição gradual para o app e respeite a escolha dos colaboradores que não desejam instalar o aplicativo, os índices de adesão foram surpreendentes e mostraram que os funcionários gostaram do app e viam mais praticidade em receber informações na palma da mão pelo celular do que em comunicados impressos.

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Além dos benefícios da comunicação em tempo real e da possibilidade de disparar push notifications, o aplicativo de Comunicação Interna possibilita a gestão de conteúdo com agendamento de publicações.

Segundo os profissionais de Comunicação Interna da BBRG, essa funcionalidade ajuda a equipe a otimizar tempo de trabalho – algo que não seria possível por meio da comunicação impressa.

A empresa também usa a funcionalidade de segmentação de conteúdo para grupos específicos. Isso faz com o que os comunicados cheguem diretamente no público-alvo. No caso de um treinamento, por exemplo, as gestoras podem enviar um conteúdo diretamente para os funcionários do setor de operações.

O aplicativo de Comunicação Interna disponibiliza relatórios de visualização, o que permite os gestores saberem quem leu (ou não) os comunicados — mais uma facilidade que só é possível com a digitalização dos processos.

A BBRG também reforçou suas medidas de segurança com auxílio do app: a empresa disponibiliza dentro do aplicativo um canal de comunicação direta com o setor de Segurança e também com o de Recursos Humanos.

Os colaboradores da Bridon-Bekaert também ficam por dentro de tudo que acontece na empresa pelo aplicativo de Comunicação Interna, já que o app disponibiliza um calendário de eventos da empresa e um espaço de colaboração interativo.

Veja o case de sucesso do app da Bridon-Bekaert completo:

Sobre a Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG)
A Bridon-Bekaert The Ropes Group (BBRG) foi fundada por meio de uma fusão entre o Grupo Bridon e o setor de fabricação de cabos de aço e cabos avançados da Bekaert. A empresa é uma das principais fornecedoras de cabos de aço de alta qualidade para clientes em todo o mundo, sendo uma das empresas mais respeitadas e consolidadas do setor.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

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