Employee experience: o que é, vantagens e impacto no RH

Employee Experience

O conceito de employee experience (experiência do colaborador em tradução livre) consiste em uma estratégia de gestão de pessoas que visa fortalecer o elo do colaborador com a empresa. Ao valorizar o capital humano a companhia alcança benefícios como a retenção de talentos, maior performance dos empregados, fortalecimento da marca, dentre outras vantagens.

Neste guia de employee experience você confere:

O que é employee experience?

A employee experience (EX), traduzida para experiência do colaborador, trata-se de todas as etapas de interação do empregado com a empresa. Ao aplicar ações estratégicas para fortalecer este vínculo, a companhia promove o engajamento dos funcionários e beneficia também a sua employer branding.

O termo nasceu do conceito de user experience (UX), ou experiência do usuário, que abrange o sentimento gerado no consumidor através de todas as etapas de interação com um produto ou serviço.

A experiência do colaborador aborda desde o período de contratação até o processo de desligamento do empregado. Todas as fases de interação empregado x empresa compõem a trajetória do colaborador.

Portanto, toda empresa proporciona uma employee experience – seja positiva ou negativa, independente se a companhia possui ou não um departamento especializado em gestão de pessoas. A diferença está nas empresas que investem em employee experience estrategicamente e alcançam grandes resultados.

O que é employee experience?

Como implementar a employee experience

Trace o perfil do seu público interno

Quais são as necessidades e dores do seu público interno? Conheça a fundo o perfil dos funcionários para elaborar uma estratégia employee experience eficiente. Considere que muitas vezes uma companhia é composta por indivíduos de diferentes perfis, portanto você pode promover estratégias distintas de acordo com os interesses de cada grupo.

Desenvolvimento de líderes

Ter bons líderes é necessário para o sucesso de qualquer negócio. Investir na formação das lideranças promove times mais alinhados aos objetivos da companhia e beneficia o clima organizacional.

Uma pesquisa realizada pela Endeavor em 2016 apontou que a formação de lideranças é o maior desafio enfrentado pelos empreendedores. Pode parecer contraditório, mas o mesmo estudo listou ações de desenvolvimento da liderança como a segunda estratégia de gestão de pessoas que recebe menos investimentos nas empresas.

Onboarding

O processo de integração de um colaborador recém contratado (chamado de onboarding) é decisivo para garantir a retenção de talentos. A integração de um profissional no ambiente de trabalho promove um grande impacto na jornada do colaborador e torna a atuação da companhia mais humanizada.

As empresas que investem em um processo de integração bem estruturado alcançam uma produtividade até 62% melhor segundo a Society for Human Resource Management (SHRM).

Invista em tecnologia para o RH

Na era digital, investir nas ferramentas corretas é crucial para a performance do departamento de RH e para uma boa experiência por parte dos empregados. Embora os millennials (geração da internet) sejam uma das principais forças de trabalho da atualidade, muitas companhias ainda não adaptaram suas rotinas para o contexto digital.

O smartphone está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e consequentemente das equipes de recursos humanos. O app de Comunicação Interna é um canal seguro e eficiente para a comunicação digital com colaboradores e também para o compartilhamento de arquivos e informações pertinentes à rotina de trabalho.

O que é employee experience?

Promova um clima organizacional agradável

Um ambiente organizacional agradável vai influenciar positivamente na produtividade de todos colaboradores. A atmosfera de integração e participação efetiva dos empregados dentro da companhia determina como as pessoas se relacionam entre si e no seu desejo em contribuir com o crescimento do negócio.

Benefícios da employee experience

Retenção de talentos

A redução da rotatividade de funcionários é um dos principais benefícios quando o assunto é investir em employee experience. Reter talentos é essencial para reduzir os gastos com contratação e diminuir os índices de turnover.

Aumento do engajamento

Outro benefício que merece destaque é o aumento do engajamento dos colaboradores. Dificilmente empregados desmotivados conseguem alcançar altos índices de produtividade, fator que pode comprometer projetos da empresa e até mesmo o sucesso do negócio.

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, os profissionais buscam cada vez mais por informações da companhia e relatos sobre a experiência de funcionários anteriores. Ao investir na experiência dos colaboradores você investe também na sua marca empregadora e na reputação da empresa.

Qualquer pessoa fica contente quando é atendida por um profissional atencioso e engajado. Esse é um dos principais fatores para alcançar a fidelização do cliente e diferenciar um produto no mercado. Ao investir no seu público interno, você investe também no produto entregue ao consumidor final.

Diferença entre employee experience e employer branding

A employee experience é uma estratégia voltada para a retenção de talentos, enquanto a employer branding busca aumentar a atração desses talentos. Embora façam recortes diferentes da relação empregado x empresa, as duas estratégias estão interligadas.

Quando elaboradas e executadas de forma alinhada, a employee experience e a employer branding podem promover inúmeras vantagens competitivas para a organização. Quando se trata do bom desempenho de uma empresa não basta atrair os melhores talentos, é preciso manter profissionais qualificados na companhia.

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