Dicas de Comunicação Interna para 2024

Dicas de Comunicação Interna

O começo de um novo ano vem com novas oportunidades para melhorar e ampliar os resultados dos seus projetos. Em um webinar realizado pela Screencorp e apresentado por Raquel Frasson e pela consultora de Comunicação Interna Nádia Zandoná, disponibilizamos uma série de dicas para melhorar a Comunicação Interna da sua empresa em 2024.

Os 3 Ps do mapeamento de melhorias

O que eu POSSUO

Antes de traçar um plano de Comunicação Corporativa, é necessário realizar um diagnóstico do panorama atual de comunicação da sua empresa.

Portanto, você deve pontuar: quais são os canais de Comunicação Interna que a sua empresa já utiliza? Qual é o nível de aderência que esses canais possuem? Quais são as dificuldades de uso desses canais?

Preste atenção nos seguintes pontos:

  • Canais: quais canais você utiliza e qual é o alcance deles?
  • Público Interno: com quem você precisa se comunicar e como está dividido esse público interno?
  • Necessidades: quais as principais demandas da Comunicação Interna da sua empresa?
  • Dificuldades: quais são as dores da sua Comunicação Interna? Quais problemas essas dores acarretam à empresa?

Principais desafios de Comunicação Interna nas empresas

De acordo com Raquel Frasson, os principais problemas enfrentados pelas empresas atendidas pela Screencorp são:

  • Ausência de conectividade na Comunicação Interna Impossibilidade de segmentar a comunicação
  • Canais de Comunicação Interna com baixa aderência
  • Ausência de métricas para mensurar a eficiência da estratégia de comunicação e do engajamento dos colaboradores
  • Falta de engajamento
  • Dificuldade para tirar dúvidas dos colaboradores de maneira prática e rápida

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

O que eu PLANEJO

Agora que você já realizou um diagnóstico sobre a realidade de Comunicação Interna da sua empresa hoje, é hora de pensar o que você espera dos resultados da sua empresa amanhã.

Canais: quais canais poderiam ser utilizados na empresa?
Métricas: como você mensura a aderência da sua Comunicação Interna e o engajamento dos colaboradores
Segmentação: como minha comunicação precisa ser segmentada? Como eu pretendo segmentá-lá?
Prioridades: quais são as melhorias mais urgentes para serem implantadas? Qual é a expectativa de início?

O que é POSSÍVEL

Através de um diagnóstico é possível definir qual (ou quais) canais poderiam aumentar a eficiência da Comunicação Interna da empresa de forma estratégica.

Hoje, a comunicação é digital: na maioria das vezes, você vai ver alguém receber uma mensagem via chat ou email e não por uma carta, por exemplo. Dessa forma, as empresas que almejam ampliar a eficiência da Comunicação Interna devem também aderir ao digital para conseguir alcançar todos os colaboradores de forma eficiente.

Canais de Comunicação Interna com alto índice de adesão

TV Corporativa
A sua empresa possui locais de convivência e/ou locais de trânsito do público interno? *Recomendado para empresas com atuação presencial ou híbrida independente da quantidade de colaboradores

App de Comunicação Interna
A quantidade de colaboradores é adequada para implementar um app de Comunicação Interna?
*Recomendado para empresas de médio e grande porte que atuam em qualquer modalidade de trabalho (presencial, híbrido ou home office)

Intranet
As equipes possuem acesso ao computador? O cenário da empresa facilita esse serviço?
*Recomendado para equipes que atuam com acesso à internet e próximo ao computador, já colaboradores que trabalham longe dos computadores devem optar pelo app de Comunicação Interna

Webinar completo

Sugestões de conteúdo para incrementar a sua Comunicação Interna
Além dos comunicados da sua empresa, você pode incluir materiais temáticos e conteúdos específicos sobre temas diversos para aumentar o engajamento dos colaboradores nas plataformas.

Confira essa lista de conteúdos que despertam a atenção dos colaboradores:

  • Saúde e bem-estar
  • Feedbacks e pesquisas
  • Conteúdo sobre interatividade e envolvimento
  • Anúncios internos e informações
  • Atualizações de redes sociais
  • Notícias do setor ou da companhia
  • Campanhas sazonais
  • Conquistas e realizações da empresa ou equipes

Materiais ricos

A Screencorp disponibiliza uma série de materiais ricos que você pode usar na Comunicação Interna e Endomarketing da sua empresa gratuitamente. O conteúdo está disponível para todos: seja ou não cliente Screencorp.

Veja alguns exemplos de materiais ricos disponibilizados pela Screencorp:

Biblioteca de Artes

Clientes Screencorp podem acessar facilmente os materiais ricos disponibilizados pela empresa por meio do botão Biblioteca de Artes disponível no player da TV Corporativa.

Uso estratégico do conteúdo noticioso na TV Corporativa

Uma estratégia para aumentar o engajamento é incluir na programação conteúdos noticiosos disponíveis na TV Corporativa Screencorp com o objetivo de aumentar a curiosidade dos colaboradores sobre o canal.

A TV Corporativa Screencorp conta com uma série de templates de conteúdo noticioso sobre os mais diversos temas.
Veja algumas opções disponíveis na TV Corporativa:

  • UOL (9 editorias)
  • Canaltech (5 editorias)
  • Google Notícias (8 editorias)
  • RSS (12 editorias)
  • Previsão do Tempo (Cidades do Brasil)
  • Cotações Monetárias
  • B3 Bora Investir
  • Redes Sociais (Facebook e Instagram)
  • Página da Web (Dashboards)
  • Opções de conteúdo
  • + 23 templates customizáveis

Filtro de notícias

O cliente tem controle sobre qual tipo de conteúdo noticioso é exibido nas telas. O filtro de notícias possibilita restringir conteúdo com determinadas palavras e também filtrar o conteúdo exibido de acordo com determinados temas.

Se a sua empresa tem uma unidade na Bahia e outra no Mato Grosso do Sul, por exemplo, você pode direcionar as notícias para as telas de acordo com a localização de cada empresa.

Monitoramento de TVs

É possível monitorar o conteúdo exibido nas TVs, se as telas estão sendo atualizadas e até mesmo se elas estão conectadas à internet. Outra possibilidade no player Screencorp é acionar um alarme que avisa no caso de instabilidade na rede que provoque a queda do sinal de internet.

Cases Screencorp

Case de TV Corporativa Eucatex

O Grupo Eucatex é um dos maiores produtores de pisos, portas e tintas do Brasil. Com o objetivo de implementar um canal de Comunicação Interna inovador, a empresa adotou a TV Corporativa Screencorp.
Público Interno do Grupo Eucatex
2.500 funcionários divididos entre 6 fábricas, 1 viveiro de mudas e 1 escritório corporativo em São Paulo (SP).

Principais desafios

  • Canais com baixa aderência
  • Pouca atratividade na Comunicação Interna
  • Público interno distribuído em diversas unidades

Por que escolher a TV Corporativa?

  • Moderno
  • Canal atrativo e dinâmico Rapidez na comunicação
  • Custo-benefício de implantação (acessível ao budget)

Resultados do projeto de TV Corporativa Eucatex

  • Aumento do engajamento dos colaboradores nas campanhas de Endomarketing
  • Feedbacks positivos dos líderes sobre o fácil acesso ao novo canal (principalmente na indústria)
  • Mais velocidade na divulgação de comunicados
  • Alto índice de engajamento (diversas áreas solicitam autorização para divulgar conteúdo na TV Corporativa)
  • Em menos de 6 meses a TV Corporativa tornou-se o principal canal de Comunicação Interna do Grupo Eucatex.

Problemas em comunicação interna

Sobre as apresentradoras

Nádia Cardoso Zandoná é apaixonada por Comunicação Corporativa e possui mais de 10 anos de experiência como consultora e especialista em Comunicação Interna. Graduada em Comunicação Social pela UNISO, atualmente é Gerente de Vendas na Screencorp.

 

Dicas de Comunicação Interna
Raquel Frasson atua há mais de 15 anos na área comercial e acredita que o sucesso do cliente provém da entrega de resultados aliada ao desenvolvimento de relacionamentos sólidos. Formada em Publicidade e Administração pela ESPM, atua como Analista de Vendas na Screencorp.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

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