Webinar: case de TV Corporativa da Eucatex

O Grupo Eucatex é um dos maiores produtores de pisos, portas e tintas de todo o Brasil. Em busca de um canal de Comunicação Interna mais inovador, a empresa implantou um projeto de TV Corporativa detalhado neste case de sucesso.

A equipe da Screencorp conversou com Andreia Pacheco, responsável pela criação e execução do projeto de TV Corporativa do Grupo Eucatex.
Confira como foi este bate-papo enriquecedor sobre Comunicação e Tecnlogia:

Público Interno do Grupo Eucatex

O público interno da empresa é de aproximadamente 2.500 funcionários, que estão espalhados entre 6 fábricas, 1 viveiro de mudas e 1 escritório corporativo em São Paulo (SP).

Sobre o Grupo Eucatex
O Grupo Eucatex é um dos maiores produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil. São 70 anos de histórias, 3 gerações de colaboradores, quase 3 mil funcionários, em 6 modernas fábricas pelo Brasil, com escritórios nos Estados Unidos, além de exportações para mais de 40 países e mais de 100 famílias de produtos.

Inovação na Comunicação Interna

Ao implantar uma transformação na Comunicação Interna do Grupo Eucatex, a empresa iniciou um processo de reestruturação dos canais da empresa já existentes (e-mail, quadro de aviso e revista interna).

Entretanto, Andreia Pacheco, responsável pelo projeto, afirma que a empresa ainda via dificuldades em alcançar o público interno distribuído em fábricas.

O Grupo Eucatex analisou as opções mais modernas de canais de Comunicação Interna do mercado em busca de implementar uma ferramenta inovadora e que aumentasse o engajamento dos colaboradores nas atividades de Endomarketing.

ebook Comunicação interna na indústria

Objetivo do Grupo Eucatex

  • Inovar na maneira de comunicar
  • Aumentar agilidade e assertividade na Comunicação Interna
  • Proporcionar mais interação dos colaboradores

“A TV Corporativa é um canal extremamente atrativo, dinâmico e que ia proporcionar muita agilidade na Comunicação. Eu cuidava da Comunicação Interna de todas as fábricas, o que demandava muito tempo e atenção”, afirma Andreia Pacheco

A profissional de Comunicação Interna conta que a troca do papel pelo digital aumentou a agilidade do processo de comunicar: “às vezes fazíamos um comunicado e a pessoa precisava ir lá e substituir o papel. Era um processo lento e não atrativo”, descreve Andreia Pacheco.

Por que escolher a TV Corporativa?

  • Moderno Canal
  • Atrativo e dinâmico Rapidez na comunicação
  • Custo-benefício de implantação (acessível ao budget)

Case Eucatex

Processo de Implantação da TV Corporativa

Adesão da liderança
Antes de iniciar o projeto de implantação das TVs, foi realizada uma pesquisa estratégica com os principais líderes do Grupo com o objetivo de envolvê-los desde o início do projeto.

O resultado foi extremamente positivo e proporcionou apoio dos líderes na implantação do canal.

Aprovação do projeto
Em seguida, a Comunicação Interna apresentou para a gerência detalhes sobre o projeto e conseguiu a aprovação com base nos benefícios, valor do projeto e engajamento da liderança na execução do projeto.

Escolha dos fornecedores
O Grupo Eucatex iniciou uma pesquisa com os principais fornecedores de tecnologia para TV Corporativa e selecionou a Screencorp para fornecer o software para gestão de TV Corporativa.

Planejamento de conteúdo

A empresa iniciou o planejamento de conteúdo por meio da criação de calendário editorial que inclui os conteúdos exclusivos da Screencorp, como canais de ciência, finanças, dentre outros temas.

Calendário de Comunicação Interna 2023

Campanha de lançamento
O Grupo Eucatex implementou uma campanha de lançamento com o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores no canal. Veja abaixo imagens da ação do dia dos animais:

Os colaboradores enviaram uma foto do seu animal de estimação, que era exibida na programação junto com o slogan da campanha.

A empresa também implementou outras campanhas como a divulgação de informações sobre os benefícios dos colaboradores, datas históricas e também um espaço dedicado aos aniversariantes do mês.

Conteúdo publicado na TV Corporativa
A profissional de Comunicação Interna Andreia Dias Pacheco criava as artes sozinha com auxílio do Canva, uma plataforma gratuita e intuitiva de design.

Se você está começando a criar conteúdo para TV Corporativa, veja no nosso artigo “Utilizando o Canva para criação de artes para TV Corporativa”.

Resultados do projeto de TV Corporativa

  • Aumento do engajamento dos colaboradores nas campanhas de Endomarketing
  • Feedbacks positivos dos líderes sobre o fácil acesso ao novo canal (principalmente os que atuam na indústria)
  • Aumento a velocidade da divulgação de comunicados
  • Canal com alta credibilidade do público interno
  • Outras áreas passaram a solicitar autorização para divulgar conteúdo na TV Corporativa

Em menos de 6 meses a TV Corporativa se tornou o principal canal de Comunicação Interna do Grupo Eucatex

Quer saber mais sobre a TV Corporativa Screencorp?  Clique aqui e comece seu projeto!

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button