App de Comunicação Interna no varejo: 10 funcionalidades na prática

A Comunicação Interna exerce um grande impacto na dinâmica do setor varejista. Manter os colaboradores alinhados e engajados, reflete diretamente no volume de vendas da empresa e na satisfação dos clientes. Neste artigo, listamos para você 10 usos práticos das funcionalidades do app de Comunicação Interna no varejo.

Feed com novidades e notícias da empresa

A depender do segmento em que a empresa atua, o dia a dia dos colaboradores pode ser repleto de novos produtos e coleções que chegam às lojas. Às vezes, são tantas novidades, que é difícil para a gestão informar toda a equipe sobre a chegada e as especificidades de um novo produto.

Por isso, o app de Comunicação Interna conta com o Feed de Notícias, onde o gestor pode publicar todas as novidades sobre os produtos e a empresa.

Durante o processo de vendas no varejo, o domínio do colaborador sobre o produto comercializado é crucial para conquistar o cliente e mostrar que aquela empresa têm domínio e experiência sobre o segmento de atuação. Portanto, manter a sua equipe alinhada reflete não só nas suas vendas, mas também na reputação da empresa.

Biblioteca de conteúdos

No varejo, a maioria dos colaboradores atuam longe do computador – o que pode dificultar o acesso a documentos importantes. O app de Comunicação Interna possui uma biblioteca compartilhada de arquivos onde o usuário pode facilmente acessar e realizar o download de qualquer documento disponibilizado pelo gestor.

Diferente de diversos serviços de “nuvem” com documentos compartilhados, o app de Comunicação Interna disponibiliza ao gestor métricas de acesso da plataforma que informam quais (e quando) usuários visualizaram ou fizeram download de determinado arquivo.

Enquetes

Realizar uma enquete na empresa pode parecer difícil – ainda mais em companhias de grande porte, que podem contar com um quadro de dezenas (ou centenas) de funcionários. Pensando nisso, o app possui a funcionalidade de Enquetes onde o gestor visualiza dados sobre as respostas obtidas e quais usuários ainda não responderam a pesquisa.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Vídeos

Quer disponibilizar treinamentos para os colaboradores em vídeo com fácil acesso? Ou que tal disponibilizar vídeos sobre as campanhas da empresa e as novidades que chegaram?

Explore a infinidade de possibilidades que o formato audiovisual proporciona pelo canal de vídeos do aplicativo de Comunicação Interna. As mídias são armazenadas no próprio aplicativo, o que impede que o usuário precise acessar outro site para ver os vídeos disponibilizados pela empresa.

Espaço colaborativo

No varejo, o bom relacionamento interpessoal da equipe é fundamental para manter o fluxo do dia a dia e para manter um clima organizacional saudável. O espaço colaborativo é como uma rede social corporativa onde os usuários podem interagir entre si, o que gera maior proximidade entre os colaboradores e é também um espaço para dar voz aos funcionários.

Calendário

Quais são as datas mais importantes do mês? O que vai acontecer hoje, amanhã ou depois? No Calendário o gestor pode listar todas as datas e acontecimentos importantes para manter a equipe por dentro de tudo que está acontecendo na empresa.

Contato direto com departamentos

Usar redes sociais convencionais como um canal de contato direto com departamentos pode gerar inúmeros problemas para a empresa. Primeiramente porque ao acessar a plataforma o colaborador vai ver muitas mensagens e informações simultaneamente, o que pode tirar a sua atenção do que foi enviado pela empresa. Outro problema, é que aquela plataforma não foi projetada para a comunicação empresarial, que contém uma série de informações confidenciais.

Utilizar um canal com mais segurança informacional para a Comunicação Interna é precaver-se de possíveis problemas e prejuízos para a empresa. O app de Comunicação Interna possui o canal “Fale Conosco”, onde o colaborador pode contatar diretamente qualquer setor da empresa, sendo uma plataforma com alta segurança informacional e projetada para esse tipo de atividade.

Canal de denúncias

O aplicativo de Comunicação Interna conta com a funcionalidade de canal de denúncias que permite que os colaboradores realizem relatos de irregularidades de forma anônima e confidencial. As informações são direcionadas para uma equipe da empresa especializada em tomar as devidas providências de acordo com o caso e o anonimato da vítima é preservado.

Fórum de dúvidas

Sabe aquelas dúvidas recorrentes dos colaboradores de ‘como funciona determinada ferramenta?’, ou então ‘como proceder em tal situação?’ Todas essas dúvidas e respostas podem ser disponibilizadas no fórum de dúvidas do app, uma solução prática e rápida para dúvidas recorrentes das equipes de trabalho.

Links externos

Caso exista algum portal que o seu colaborador acessa diariamente ou casos onde você precisa enviar para ele um link externo, você pode disponibilizar no próprio app de Comunicação Interna os links externos para fácil acesso.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button