Nadia Cardoso Zandoná
Em mais de 10 anos como consultora de Comunicação Corporativa, constatei alguns problemas de Comunicação Interna nas empresas que são recorrentes – dores vistas tanto no setor industrial quanto nos escritórios. O lado bom é que a cada ano os canais de comunicação evoluem para suprir essas necessidades e melhorar o dia a dia das equipes.
Listei 6 problemas de Comunicação Interna comuns que hoje podem ser solucionados com tecnologia.
1. Comunicação Interna pouco atrativa
O mural digital (ou TV Corporativa) é uma opção mais prática e moderna para substituir o antigo mural físico. Na opção digital, é possível usar fotos, imagens e vídeos, proporcionando uma linguagem mais acessível e mais atrativa para o público interno.
A programação do mural digital é administrada facilmente na plataforma de gestão de conteúdo, que oferece templates de ações de Endomarketing, previsão do tempo e cotação de moedas e muito mais.
Quando se trata de atratividade, o app de Comunicação Interna é uma ferramenta poderosa. A praticidade de disponibilizar na tela do celular do funcionário os comunicados da empresa faz com que as mensagens sejam vistas rapidamente, proporcionando uma comunicação mais fluida e sem limites geográficos.
2. Não saber se o comunicado foi visualizado
Não saber se o colaborador visualizou os comunicados é um problema recorrente que muitas empresas tentam resolver solicitando uma confirmação de leitura quando a mensagem é aberta. Mas o problema é que na caixa de email o comunicado estará disputando atenção com mensagens variadas, que vão desde assuntos de trabalho até email marketing e spam.
Uma das funcionalidades mais estratégicas do aplicativo de Comunicação Interna é permitir que o gestor saiba quando os colaboradores visualizaram os comunicados. Nos casos em que um comunicado tem baixos índices de visualização, é possível disparar uma push notification que aumenta rapidamente a quantidade de pessoas que visualizaram o conteúdo.
3. Baixa aderência do público interno
Outro problema de Comunicação Interna comum é a empresa usar um canal que não satisfaz o público interno, principalmente em companhias com funcionários mais jovens que não migraram para o digital ainda. Prefira um canal de comunicação prático e que apresenta alta aderência do público interno, como é o caso do app mobile.
No case de app de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert, a empresa conta como o app mostrou altos índices de aderência do público interno desde o início da estratégia. Hoje, o aplicativo é um canal interativo da empresa e seus colaboradores, que conta até mesmo com gincanas, campanhas e um espaço colaborativo para os funcionários.
4. Carência de métricas estratégicas
Cada vez mais o papel estratégico da Comunicação Interna é reconhecido nas empresas, resultando na estruturação do setor e melhorias nos canais de comunicação. Entretanto, a falta de métricas estratégicas resulta em empecilhos para o processo de expansão da área.
As métricas de engajamento dos usuários do app de Comunicação Interna oferecem dados detalhados sobre o desempenho do canal. A plataforma disponibiliza informações sobre:
- Quais são os colaboradores mais engajados;
- Quais são os melhores horários para disparar comunicados;
- Quais conteúdos geraram mais interação;
- Qual é o número de usuários ativos e de usuários cadastrados;
- Exportação de relatórios detalhados sobre atividade na plataforma.
Essas informações são excelentes para reforçar a importância da área e proporcionar métricas estratégicas que comprovam a necessidade de investimentos no âmbito da Comunicação Corporativa.
5. Ausência de segmentação de conteúdo
A falta de segmentação de conteúdo é um problema de Comunicação Interna que gera diversos inconvenientes: muitas vezes o conteúdo não chega no público alvo e ainda acumula espaço na caixa de emails de quem não tem nada a ver com aquele comunicado.
Isso é ainda mais comum em empresas que usam o e-mail como canal de comunicação principal, uma alternativa que muitas vezes se mostra insuficiente – afinal os colaboradores recebem tantos emails que aquele espaço se transforma em um ambiente de terror.
A intranet e o aplicativo de Comunicação Interna permitem facilmente a segmentação de conteúdo publicado. Isso evita que você seja visto como um spanner pelos funcionários da sua empresa e leva aquela mensagem diretamente em quem precisa ver o comunicado.
6. Uso excessivo de papel
Buscar alternativas sustentáveis é uma das metas de muitas empresas, principalmente as que buscam agregar valor ao produto e se destacar no mercado pelas iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG).
Apostar em uma estratégia que abrange múltiplos canais digitais, como a TV Corporativa, app de Comunicação Interna e a Intranet, é um caminho para extinguir o uso de papel na Comunicação Interna da sua empresa.
Sobre a autora
Nádia Cardoso Zandoná é apaixonada por Comunicação Corporativa e possui mais de 10 anos de experiência como consultora e especialista em Comunicação Interna. Graduada em Comunicação Social pela UNISO, atualmente é Gerente de Vendas da Screencorp.