Um dos maiores desafios da área de Comunicação Interna consiste na metrificação de resultados. Neste Webinar apresentado por Léo Santos (Screencorp), os especialistas em Comunicação Interna Fábio Di Renzo (Novembro 4) e Douglas Mateus (J. Mendes) desvendam o tema e oferecem dicas para profissionais da área sobre como metrificar resultados em Comunicação Interna.
Relatório de Comunicação Interna ABERJE 2025
De acordo com o Relatório de Tendências em Comunicação Interna para 2025, elaborado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), a mensuração e festão de dados é um dos principais desafios da Comunicação Interna nas empresas para 2025.
Objetivo da Comunicação Interna nas empresas
Segundo o especialista Fábio Di Renzo, o principal objetivo da Comunicação Interna nas empresas é informar os colaboradores – entretanto, somente os números referentes a esse processo, descontextualizados, são “vazios”. Dessa forma, Di Renzo aponta que ao mensurar os resultados, é importante atentar-se aos seguintes aspectos:
- O que é desejado mensurar
- Qual é o contexto dos dados
- Qual é a forma como esses dados/informações foram obtidos
Especialista em Cultura Organizacional, Douglas Mateus aponta que é preciso “olhar para a Cultura Organizacional da empresa” antes de iniciar um processo de mensuração de resultados. Já que os dados que são importantes para determinada organização, podem ser de pouca relevância para outra.
Os especialistas contextualizam que é fundamental que seja trabalhada a mensuração de dados na Comunicação Interna, já que a partir disso é possível:
- Justificar investimentos
- Agregar valor estratégico para a área
- Estruturar estratégias de forma analítica
- Comprovar o impacto de ações e melhorias
- Evoluir e modificar processos
Métricas quantitativas x qualitativas
Fábio Di Renzo contextualiza que ao analisar métricas, é imprescindível considerar o caráter quantitativo e também qualitativo daqueles números. Segundo o especialista: “somente os números, como a quantidade de visualizações e curtidas em uma rede social corporativa, não são capazes de contextualizar de forma precisa o engajamento dos colaboradores, por exemplo”, explica o especialista em Gestão de Pessoas.
Douglas Mateus explica que é necessário realizar um diagnóstico mais profundo e que aborda o caráter quantitativo e também qualitativo dos Indicadores de desempenho (KPIs) da Comunicação Interna. Dentre os indicadores qualitativos de resultados da Comunicação Interna, é destacado pelos especialistas:
- Envolvimento da liderança
- Engajamento dos colaboradores
- Retenção de informações
- Sentimento de pertencimento
- Clima organizacional
Como transformar dados em insights
Para transformar os dados em insights, os especialistas contextualizam que o primeiro consiste em definir qual é a função da Comunicação Interna na empresa (operacional ou estratégica).
A partir disso, é necessário entender:
- Como esses dados podem ser obtidos
- Quais plataformas oferecem esses dados
Além disso, é necessário pontuar quais são as limitações informacionais dessas métricas.
Desafios da mensuração na Comunicação Interna
Mensurar os resultados da Comunicação Interna pode ser desafiador por diversos motivos. De acordo com os especialistas, os principais desafios são:
- Falta de indicadores precisos
- Dificuldade em mensurar impacto qualitativo
- Mensuração da retenção de informação x leitura do comunicado
- Dificuldade em relacionar Comunicação Interna com resultados
- Resistência à cultura de mensuração
- Falta de reconhecimento do papel estratégico da Comunicação Interna
Participantes
Fábio Di Renzo – Empreendedor e especialista em Comunicação Interna
Fábio Di Renzo é sócio proprietário da Novembro 4, uma agência de Comunicação Interna que atua há 11 anos desenvolvendo soluções e ações organizacionais.
Pós graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Douglas Mateus – Especialista em Comunicação e Cultura Organizacional
Douglas Mateus é especialista em Comunicação Organizacional e Cultura Organizacional, com ênfase em alinhamento estratégico nas empresas. É supervisor de Comunicação Corporativa da J. Mendes e palestrante do tema.
Mestrando em Comunicação Organizacional na Universidade Lusófona e Pós graduado em Comunicação Corporativa na Universidade Cruzeiro do Sul.
Head de Marketing da Screencrop e Especialista em Inbound & Content Marketing com mais de 14 anos de experiência em web Marketing.