Em que era está sua Comunicação Interna?

Ao longo dos anos surgiram inúmeras tecnologias voltadas para Comunicação Interna que potencializam os resultados da área. Mas será que a sua empresa já conhece o potencial dessas novas ferramentas ou continua trabalhando apenas com os recursos convencionais? Agora, é hora de descobrir em que era está sua Comunicação Interna.

No final do artigo, você pode realizar um quiz que visa diagnosticar em qual parte do processo de digitalização da Comunicação Interna a sua empresa está.

Papel ou digital?

A sua empresa usa comunicados impressos ou digitais?

Se a sua comunicação ainda é totalmente impressa, saiba que você está perdendo diversas vantagens que poderiam ser obtidas com ferramentas modernas. A tendência é que cada vez mais a Comunicação Organizacional seja totalmente digital por conta do alcance maior e de pautas ambientais voltadas para a redução do uso de papel.

Implementar uma estratégia de comunicação digital não significa necessariamente acabar com os comunicados impressos. Entretanto, cada vez mais é possível ver empresas que extinguiram o papel e hoje falam com seus colaboradores de forma totalmente digital.

Demonstração app

Economia

Optar por uma Comunicação Interna digital ao invés de impressa, reduz custos com papel, impressão e mão de obra para a confecção das peças gráficas. No final da conta, os custos com uma ferramenta digital normalmente são menores do que os gastos da produção e impressão gráfica de comunicados.

Alcance maior

Os comunicados impressos precisam chegar presencialmente até o colaborador para serem lidos. Mas às vezes, no meio da correria do dia a dia, o funcionário passa pelo mural e nem percebe as novidades que foram colocadas ali.

Pelo aplicativo de Comunicação Interna o gestor pode enviar para o celular de cada funcionário os comunicados, garantindo que a mensagem chegou até cada colaborador.

Métricas

A Comunicação Impressa não tem métricas, ao contrário da Comunicação Interna digital que oferece inúmeros dados estratégicos para ponderar o sucesso das iniciativas. No app de Comunicação Interna, por exemplo, o gestor sabe quais (e quando) funcionários visualizaram os comunicados, realizaram download de documentos, assistiram vídeos e até mesmo ouviram um podcast da empresa.

Praticidade

Além dos gastos para confecção de material, a comunicação impressa exige que o gestor se desloque até o local X para colar o comunicado Y da empresa. Através de plataformas digitais, como a TV Corporativa ou o app de Comunicação Interna, o gestor pode publicar conteúdo e comunicados de qualquer lugar do mundo com acesso à internet.

Emails

Os emails ainda são uma ferramenta valiosa da Comunicação Organizacional. O problema, é que são tantos emails, mas tantos emails, que muitas vezes um comunicado importante da empresa pode passar batido.

Embora muito eficaz, o uso do e-mail engloba alguns problemas, como a má utilização deste recurso, que muitas vezes se torna porta para vírus que afetam programas e a infraestrutura de rede da empresa, causando vários danos e prejuízos; a utilização do e-mail da empresa para conversas e a sobrecarga de envio de emails que no fim reduz a eficiência e impacto da plataforma.

Para a formalização de processos e compartilhamento de documentos confidenciais, o email é uma ótima opção. Mas para divulgar comunicados internos, existem outras ferramentas mais adequadas, que foram criadas justamente com esse objetivo e que podem gerar uma performance maior para o trabalho da equipe.

Mural impresso ou mural digital?

Como dito anteriormente, implementar uma estratégia de comunicação digital não significa extinguir os canais de comunicação impressa. Na verdade, você pode ser mais ousado e modernizar os seus canais convencionais.

O mural digital, por exemplo, é uma versão com mais possibilidades e mais prática do mural impresso. Todos os comunicados que são veiculados no mural impresso, podem ser exibidos no mural digital – com a distinção que o mural digital permite incluir vídeos na programação e não gera mais custos ao incluir imagens.

A Comunicação Visual gera um grande impacto no público interno e com o mural digital (também conhecido como TV Corporativa) você pode explorar todos os recursos visuais sem nenhum custo a mais – ao contrário do mural impresso, que os gastos podem até mesmo triplicar a depender das imagens ou fotos para impressão.

Ferramenta de Comunicação Interna

A sua empresa tem um canal de Comunicação Interna direto com os setores? Em diversas organizações, a resposta pode ser: “sim, nós usamos o WhatsApp para falar diretamente com os departamentos”.

De fato, enviar comunicados pelo WhatsApp é bastante prático. Mas que tal unir essa praticidade com segurança de dados para a empresa e o colaborador?

O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil e a terceira rede social mais usada no mundo, segundo dados da SemRush. Com o crescimento da popularidade da plataforma, aumentaram também os casos de invasão e outros crimes cometidos contra os usuários da ferramenta, principalmente com o objetivo de roubar dados bancários.

No caso de empresas, o roubo de dados bancários pode representar prejuízos alarmantes e que colocam em risco a sobrevivência da organização. Dessa forma, é recomendável buscar por uma ferramenta com segurança informacional mais rígida para evitar golpes e prejuízos.

O app de Comunicação Interna é uma plataforma projetada com alta segurança para garantir a privacidade de dados da empresa e dos colaboradores que são usuários da plataforma, o que garante a segurança de informações confidenciais. Além disso, a Screencorp conta com uma equipe de suporte que fica à disposição do usuário para oferecer apoio em qualquer incidente.

O WhatsApp não foi projetado para a comunicação de dados confidenciais empresariais. Portanto, no caso de incidentes graves, o Whatsapp não conta com uma equipe de suporte especializada no tema para te ajudar na solução.

Ebook: Comunicação Interna na Indústria

Redes sociais

A sua empresa usa redes sociais para se comunicar com colaboradores?

As redes sociais tornaram-se aliadas das empresas para conectar colaboradores e gerar engajamento nas iniciativas de Endomarketing, já que as plataformas estimulam a interação por parte dos colaboradores.

Se na sua empresa as redes sociais geram engajamento, é mais vantajoso (e mais seguro) adotar uma rede social corporativa ao invés de uma rede social convencional.

Redes sociais como o Facebook e o Instagram são abertas para todo o público, incluindo empresas, pessoas e organizações não governamentais. Ao contrário da rede social corporativa, que é restrita para a empresa e seus funcionários.

Outro diferencial é que a rede social corporativa é voltada totalmente para a interação das equipes de trabalho. Dessa forma, a ferramenta dispõe de funcionalidades estratégicas para equipes que não são encontradas em redes sociais convencionais.

O app de Comunicação Interna pode ser utilizado como rede social corporativa já que conta com um canal colaborativo onde os funcionários podem publicar fotos, vídeos e comunicados como nas redes sociais convencionais. A plataforma também inclui funcionalidades voltadas para equipes de trabalho, como uma biblioteca de arquivos compartilhada.

Os dados dos colaboradores que são usuários do app de Comunicação Interna são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (mais conhecida pela sigla LGPD), que está em vigor desde agosto de 2020.

Todos usuários da plataforma devem estar de acordo com as exigências da Lei, utilizando bases legais que justifiquem a coleta e tratamento de dados pessoais. Dessa forma, ao criar uma conta na rede social corporativa, o usuário deve previamente aceitar os termos e condições de uso elaborados de acordo com as bases legais da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Faça o teste e descubra "Em que era está sua Comunicação Interna?"

Share Button