Importância da Comunicação Interna na gestão de Recursos Humanos

Comunicação Interna na Gestão de Recursos Humanos

Nas organizações Comunicação Interna e Recursos Humanos caminham juntos para garantir que a instituição alcance suas metas e objetivos organizacionais. Concomitantemente, uma estratégia ineficiente em uma das áreas, pode comprometer o resultado das duas. Neste artigo, abordaremos como a Comunicação Interna impacta múltiplos aspectos da gestão de Recursos Humanos.

Alinhamento de objetivos organizacionais

Como citado anteriormente, um dos principais fatores que pode ser comprometido pela ineficácia da Comunicação Interna é o alinhamento dos colaboradores aos objetivos organizacionais.

Quando há uma Comunicação Interna objetiva e eficiente, os colaboradores compreendem melhor as metas da organização e conseguem trabalhar em conjunto rumo a um propósito comum.

Em um cenário inverso, onde há falta de uma Comunicação Interna eficiente, ocorre o desalinhamento dos colaboradores com os objetivos organizacionais, o que pode ocasionar dificuldade para alcançar as metas da empresa e fazer com que o setor de Recursos Humanos não consiga encontrar e contratar profissionais alinhados com os propósitos e objetivos da empresa.

Calculadora de ROI para Comunicação Interna

Clima organizacional

A Comunicação Interna é uma das principais responsáveis pelo clima organizacional da empresa, um aspecto essencial para garantir a produtividade e a saúde mental dos colaboradores.

Uma organização com um clima organizacional ruim a longo prazo resulta em uma instituição com funcionários desmotivados ou até mesmo adoecidos em decorrência do stress contínuo. A longo prazo, essa conjuntura resulta em uma série de problemas para os profissionais de Recursos Humanos, como altos índices de rotatividade de colaboradores, turnover e a casos de doenças ocupacionais.

Para garantir um clima agradável, é papel da Comunicação Interna promover a ética e transparência organizacional com o objetivo de gerar um ambiente mais saudável e consequentemente mais produtivo.

Desenvolvimento e treinamento

Ao implementar um programa de desenvolvimento profissional ou treinamento, é fundamental que a Comunicação Interna divulgue esse projeto a fim de alcançar o máximo de colaboradores possíveis.

Divulgar informações sobre programas de treinamento, oportunidades de desenvolvimento e feedback sobre desempenho, as empresas podem garantir que os colaboradores estejam constantemente evoluindo em suas funções.
Engajamento

A falta de engajamento no trabalho é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas na atualidade. Ao promover iniciativas como reuniões regulares, eventos corporativos e iniciativas em plataformas de Comunicação Interna, a empresa pode manter os colaboradores mais engajados e aumentar o sentimento de pertencimento.

No case de sucesso da Bridon-Bekaert (BBRG), você confere como a empresa usa o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp para promover eventos regulares online e também atividades colaborativas com os colaboradores, como até mesmo gincanas e desafios para aumentar a interatividade entre os funcionários.

Case BBRG

Mudanças e gestão de crises

A capacidade de adaptação de uma empresa e de gerir uma crise é vital para a sua sobrevivência. Em situações de mudanças, como em reestruturações ou implementações de novas políticas, é fundamental que a Comunicação Interna informe os colaboradores as motivações da mudança ou panorama de uma crise para reduzir resistências e consequentemente problemas que poderiam recair para a área de Recursos Humanos.

Em um ambiente de negócios em constante transformação, a capacidade de adaptação é vital. A comunicação interna é crucial durante períodos de mudança, como reestruturações ou implementações de novas políticas. Informar os colaboradores sobre as mudanças, os motivos por trás delas e como elas os afetarão é essencial para reduzir resistências e aumentar a aceitação.

Quer um exemplo prático da importância da Comunicação Interna na gestão de crises?

Durante uma inesperada greve dos transportadores, a Stefanini rapidamente mobilizou os seus colaboradores através de um vídeo gravado pelo CEO da empresa e divulgado via app de Comunicação Interna com notificação. Rapidamente, a maioria dos funcionários visualizou o conteúdo e a empresa conseguiu adotar as medidas para garantir o funcionamento das operações mesmo com a greve.

Case Stefanini

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