STIHL: case aplicativo de Comunicação Interna

Case Aplicativo de comunicação interna STIHL

A distribuição geográfica dos funcionários e a diversidade de idade do público são alguns dos desafios da Comunicação Interna na agroindústria. Em busca de uma ferramenta ágil, de fácil acesso e capaz de atingir diferentes lugares e gerações, a STIHL disponibilizou um aplicativo de Comunicação Interna para a liderança. O processo de implementação foi bem sucedido e rendeu reconhecimento internacional para a equipe. Em seguida, houve uma ampliação do app para todos os colaboradores.

A STIHL é a marca de motosserras mais vendida no mundo desde 1976. Hoje (2020) a empresa possui aproximadamente 45.000 pontos de venda em mais de 160 países. Sua fábrica de São Leopoldo (RS) tem cerca de 2.400 colaboradores e foi eleita 6 vezes pelo Ranking GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.

Nesse case de aplicativo de Comunicação Interna, você confere como a STIHL implementou uma ferramenta de comunicação rápida que aproximou do seus colaboradores mesmo em diferentes regiões. Confira o bate papo com Renata Thum, analista de Comunicação Interna da STIHL (atual HR Business Partner da STIHL).

 

#4 STIHL: bate papo sobre Comunicação Interna com Renata Thum

Desafio da Comunicação Interna na agroindústria

O desafio de Renata Thum (STIHL) era encontrar um canal de comunicação ágil e capaz de atingir um público interno de diferentes idades e lugares: “Hoje nosso principal desafio é conseguir atingir toda a nossa diversidade de público interno. Nosso número de colaboradores é de aproximadamente 2.500 pessoas, entre diretoria e operação”, contextualiza Thum.

Características do público interno da STIHL:

  • 120 líderes, distribuídos em área administrativa, vendas e operações
  • Colaboradores nem sempre estão em frente ao computador
  • Público de várias idades e regiões diferentes
  • Solução: um Aplicativo de Comunicação Interna para liderança

Renata Thum afirma que a busca por agilidade em transmitir mensagens e informações para os colaboradores foi fator inicial para buscar por um aplicativo de Comunicação Interna: “Esse era um desafio nosso porque muitos líderes estão no chão de fábrica, operações e nem sempre eles estão na frente do computador”, conta a profissional de Comunicação Interna.

Renata narra que o processo de implementação (ocorrido em março de 2018) foi fácil porque todos os colaboradores tinham um smartphone: “então entendemos que um aplicativo mobile (de Comunicação Interna) ia facilitar a vida deles e agilizar o processo de comunicação, disponibilizando as informações na palma da mão deles”, detalha.

O aplicativo de Comunicação Interna conta com uma biblioteca virtual onde a empresa pode disponibilizar arquivos e documentos facilmente para o público interno. O canal notícias tem um formato atrativo (semelhante com uma rede social) onde a empresa pode disponibilizar comunicados e acontecimentos interessantes sobre a companhia.

Campanha de implementação do aplicativo de Comunicação Interna

A STIHL realizou uma campanha de implementação do aplicativo mobile nos outros canais de Comunicação Interna da empresa. Foi disponibilizado para os usuários um manual de uso do app, demonstração de como funciona por vídeo e também uma avaliação para saber qual era o feedback do público sobre a ferramenta.

Foi realizado um evento de lançamento com as lideranças, onde os funcionários fizeram download do app de CI durante o encontro. A empresa acompanhou em tempo real quem ainda não havia baixado o aplicativo, uma funcionalidade para o administrador conferir quais colaboradores já aceitaram (ou não) o convite para o app.

A STIHL investe em múltiplos canais de Comunicação Interna, uma estratégia que potencializa os resultados do setor. As ferramentas utilizadas pela companhia são:

  • Mural
  • Revista impressa e digital (pode ser disponibilizada no app de Comunicação Interna)
  • Email
  • Intranet
  • Email marketing
  • Newsletter para a liderança
  • Aplicativo mobile (canal abordado neste case)

Conteúdo do aplicativo de Comunicação Interna STIHL

As principais funcionalidades usadas pela STIHL no aplicativo de Comunicação Interna da STIHL são:

Canal notícias: divulgação de conteúdo como notícias da empresa e informações importantes

Espaço de colaboração: canal interativo para os colaboradores se aproximarem da empresa

Renata Thum aborda a transformação digital advinda do app: “verificamos coisas que antes não eram divulgadas por falta de um canal digital online, como eventos e acontecimentos. Hoje usamos o app e mantemos as pessoas mais informadas sobre as notícias que estão acontecendo na empresa, garantimos uma comunicação ágil e efetiva”, destaca.

Feedback dos usuários

Os usuários do aplicativo de Comunicação Interna da STIHL aderiram facilmente à plataforma: “De todas as lideranças nós recebemos elogios, disseram que era algo diferente e inovador, que a STIHL precisava disso e que muitos outros colaboradores tinham vontade de ter acesso ao app”, conta Renata Thum.

O engajamento dos colaboradores com o app foi tanto, que segundo Thum os próprios líderes enviam informações por celular ou email que posteriormente a empresa disponibiliza no aplicativo, publicando pelo menos 1 notícia por dia.

Reconhecimento internacional
A estratégia rendeu reconhecimento internacional para a equipe de Renata Thum: “Convidamos nosso diretor global de TI da Alemanha para baixar o aplicativo de Comunicação Interna e ele super gostou e realizou comentários positivos também”, conta a profissional de Comunicação Interna.

Em decorrência do sucesso do app, posteriormente, durante a pandemia da COVID-19, a STIHL implementou uma estratégia de Comunicação Interna no trabalho remoto que consistiu em ampliar aplicativo mobile para todos os colaboradores da empresa.

Feedback geral

  • Fácil aderência do público interno
  • Reconhecimento internacional do sucesso da estratégia
  • Colaboradores sem acesso ao app também queriam usar o aplicativo
  • Usuários consideram o aplicativo inovador
  • Administradores e gestores elogiam a rapidez para comunicar

 

Case aplicativo de comunicação interna STIHL

Fábrica da STIHL em São Leopoldo (Rio Grande do Sul)

Créditos da imagem: STIHL

 

Quer saber mais sobre a STIHL? Acesse https://www.stihl.com.br/

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

app mobile

 

Confira outras matérias sobre app mobile para Comunicação Interna:

Share Button