Webinar Novos Tempos: o que aprendemos na busca do modelo de trabalho ideal “Remote First OLX”

Assista ao Webinar na íntegra abaixo:

 

Abaixo, o artigo originalmente publicado no Linkedin:

[Por Rafael Lourenço]

Imaginar como será a relação das pessoas com o escritório e o home office após tanto tempo em um “home office” emergencial, forçado pelo pandemia, é, por si só, um exercício de futurologia. Falar sobre como será o “escritório do futuro” virou a “ansiedade do presente” para muitas empresas e pessoas que temos conversado durante essa jornada.

Qualquer decisão tomada nesse momento precisa considerar incertezas das mais diversas. Aprendemos a lidar com muitas perguntas e poucas respostas:

  • Como será a relação das pessoas com o escritório no futuro?
  • É possível ser produtivo em casa por mais tempo?
  • Uma cultura sobrevive a tanto tempo sem encontros presenciais?
  • Esse formato é sustentável para os objetivos do negócio e das pessoas?
  • Até quando vai a pandemia?

 

E o que aprendemos?

1# A primeira coisa que aprendemos: é impossível ter todas as respostas, mas que precisamos ir além mesmo em meio às incertezas para Experimentar, Aprender e Inovar mesmo sabendo a importância de sermos Movidos por Resultados, Guiados por Dados, mas sem deixar de lado a ousadia para lidar com as informações que não temos.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

2# Aprendemos que não se trata do trabalho remoto, mas sim da vida das pessoas e isso é sobre cultura! Não é sobre local, horários, regras, políticas e processos, é sobre refletir se a cultura que trouxe a empresa até aqui está pronta para te levar a novos horizontes sempre com foco nas pessoas! É tudo sobre gente!

créditos: Neri De Asis

Durante a pandemia, tivemos a oportunidade de realizar uma integração entre a OLX e o Grupo ZAP, dobrar de tamanho (800 para 1600) e construir uma nova cultura, que respondesse às necessidades do negócio e das pessoas, o que nos leva ao 3º aprendizado:

 

3# Escute, escute e escute as pessoas! Realizamos muitas pesquisas internas e cocriamos para que ao final tivéssemos algo único e que todes se sentissem pertencentes e donos do que estamos construindo.

 

4# Aprendemos a importância de sermos # Sustentágeis, sempre equilibrando a agilidade com a sustentabilidade das nossas ações e decisões para não atropelar o processo. Para isso, definimos três pilares para decidir:

  • Necessidade das pessoas (Engajamento e Fidelização)
  • Necessidades do negócio (Produtividade e eficiência)
  • Posicionamento da marca (Atração)

E já conseguimos ver resultados de toda essa construção:

  • Mesmo durante a pandemia, e com todos em Home Office, estamos crescendo cerca de 29% em 2021.
  • Os fatores de “Engajamento” e “Cultura” subiram, durante o ano, 5pp e 15pp, respectivamente, na pesquisa de engajamento.
  • A área de atração percebeu um aumento de 23% nas contratações em tech, redução de 55% nas desistências e de 33% no SLA de contratações.
  • Pesquisa interna mostrou 97% de satisfação das nossas pessoas com o modelo Remote First anunciado.

E agora, quais os próximos passos?

A reabertura dos escritórios está prevista para março de 2022. Enquanto isso, estamos trabalhando na compreensão, desejos, conhecimentos e habilidades necessárias para a mudança, com foco em: transparência total das comunicações, criação de um book do modelo para nortear o dia a dia, capacitação da liderança e um programa de pessoas embaixadoras.

A ideia é rodar um piloto em janeiro e 2022 e seguir trabalhando forte com Gestão de Mudanças, PMO e todas as áreas especialistas envolvidas para que tudo que estamos planejando faça sentido para o negócio e para as nossas pessoas no dia a dia.

E aí, fez sentido por aí?

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

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