Assista ao Webinar na íntegra abaixo:
Abaixo, o artigo originalmente publicado no Linkedin:
[Por Rafael Lourenço]
Imaginar como será a relação das pessoas com o escritório e o home office após tanto tempo em um “home office” emergencial, forçado pelo pandemia, é, por si só, um exercício de futurologia. Falar sobre como será o “escritório do futuro” virou a “ansiedade do presente” para muitas empresas e pessoas que temos conversado durante essa jornada.
Qualquer decisão tomada nesse momento precisa considerar incertezas das mais diversas. Aprendemos a lidar com muitas perguntas e poucas respostas:
- Como será a relação das pessoas com o escritório no futuro?
- É possível ser produtivo em casa por mais tempo?
- Uma cultura sobrevive a tanto tempo sem encontros presenciais?
- Esse formato é sustentável para os objetivos do negócio e das pessoas?
- Até quando vai a pandemia?
E o que aprendemos?
1# A primeira coisa que aprendemos: é impossível ter todas as respostas, mas que precisamos ir além mesmo em meio às incertezas para Experimentar, Aprender e Inovar mesmo sabendo a importância de sermos Movidos por Resultados, Guiados por Dados, mas sem deixar de lado a ousadia para lidar com as informações que não temos.
2# Aprendemos que não se trata do trabalho remoto, mas sim da vida das pessoas e isso é sobre cultura! Não é sobre local, horários, regras, políticas e processos, é sobre refletir se a cultura que trouxe a empresa até aqui está pronta para te levar a novos horizontes sempre com foco nas pessoas! É tudo sobre gente!
Durante a pandemia, tivemos a oportunidade de realizar uma integração entre a OLX e o Grupo ZAP, dobrar de tamanho (800 para 1600) e construir uma nova cultura, que respondesse às necessidades do negócio e das pessoas, o que nos leva ao 3º aprendizado:
3# Escute, escute e escute as pessoas! Realizamos muitas pesquisas internas e cocriamos para que ao final tivéssemos algo único e que todes se sentissem pertencentes e donos do que estamos construindo.
4# Aprendemos a importância de sermos # Sustentágeis, sempre equilibrando a agilidade com a sustentabilidade das nossas ações e decisões para não atropelar o processo. Para isso, definimos três pilares para decidir:
- Necessidade das pessoas (Engajamento e Fidelização)
- Necessidades do negócio (Produtividade e eficiência)
- Posicionamento da marca (Atração)
E já conseguimos ver resultados de toda essa construção:
- Mesmo durante a pandemia, e com todos em Home Office, estamos crescendo cerca de 29% em 2021.
- Os fatores de “Engajamento” e “Cultura” subiram, durante o ano, 5pp e 15pp, respectivamente, na pesquisa de engajamento.
- A área de atração percebeu um aumento de 23% nas contratações em tech, redução de 55% nas desistências e de 33% no SLA de contratações.
- Pesquisa interna mostrou 97% de satisfação das nossas pessoas com o modelo Remote First anunciado.
E agora, quais os próximos passos?
A reabertura dos escritórios está prevista para março de 2022. Enquanto isso, estamos trabalhando na compreensão, desejos, conhecimentos e habilidades necessárias para a mudança, com foco em: transparência total das comunicações, criação de um book do modelo para nortear o dia a dia, capacitação da liderança e um programa de pessoas embaixadoras.
A ideia é rodar um piloto em janeiro e 2022 e seguir trabalhando forte com Gestão de Mudanças, PMO e todas as áreas especialistas envolvidas para que tudo que estamos planejando faça sentido para o negócio e para as nossas pessoas no dia a dia.
E aí, fez sentido por aí?