TV Corporativa em escolas e universidades

Drica Marcelino

TV Corporativa nas escolas e universidades

Nas instituições de ensino tudo acontece rápido: diariamente novos alunos são matriculados ao mesmo tempo em que outros estudantes conquistam a tão sonhada formatura. O fluxo intenso de acontecimentos e pessoas exige uma estratégia de comunicação ágil e dinâmica que pode incluir o uso TV Corporativa (ou mural digital) em escolas e universidades.

Neste guia TV Corporativa em escolas e universidades nós vamos falar sobre:

Como funciona a TV Corporativa?

A TV Corporativa (também chamada de mural digital) é um canal de comunicação moderno que escolas e universidades adotam para falar com seus alunos, professores, pais e responsáveis.

Toda escola tem um mural onde são anexados comunicados divulgados pela instituição, não é mesmo? 

Alguns especialistas consideram a TV Corporativa a evolução desse canal – daí a origem do termo “mural digital”. Entretanto, há o diferencial sustentável (já que evita o uso de papel), múltiplos formatos (texto, imagem ou vídeo) e maior efetividade para capturar a atenção do público. 

TV Corporativa nas escolas e universidades

Universidade de Mary Washington (USA)

É necessário que a tela seja instalada em um ponto estratégico com grande circulação de pessoas (como o refeitório ou entrada) para que os comunicados sejam visualizados por um grande número de indivíduos. 

A TV Corporativa deve ser conectada a um mini-pc (ou computador) que possui conexão com a internet. A programação será exibida na TV através do player Screencorp que deve ser instalado no computador e seu conteúdo poderá ser gerenciado na plataforma que pode ser acessada pelo navegador de qualquer lugar com conexão à internet. 

TV Corporativa nas escolas e universidades

Existe uma série de funcionalidades na plataforma. Dentre elas, os administradores podem habilitar o alarme de monitoramento de TVs, assim serão notificados sempre que uma ou mais TVs estiverem desconectadas.

Conteúdo para TV Corporativa em escolas e universidades

Comunicados gerais

A TV Corporativa pode ser um canal para divulgação de comunicados do dia a dia dos estudantes, professores e funcionários da unidade de ensino. A programação pode incluir tanto normas da instituição quanto a divulgação de cursos e atividades acadêmicas. 

O seu projeto de TV Corporativa pode contar com uma ou mais telas. Como por exemplo, uma TV posicionada no refeitório dos alunos (com uma programação focada nos estudantes) e um televisor na diretoria ou sala dos professores com comunicados direcionados para os profissionais da instituição de ensino.

TV Corporativa nas escolas e universidades exemplo

Exemplo de comunicado

Alerta de emergência

Como é prático, rápido e fácil gerenciar uma TV Corporativa, esse canal se mostra muito eficiente na gestão de crises, ou seja, situações emergenciais onde é essencial que o público veja e absorva rapidamente determinada mensagem. 

[Fotos] Veja como a Febracorp University utiliza TV Corporativa em seu espaço físico

Com a impossibilidade de trabalho remoto dos empregados da área de produção no início da pandemia da COVID-19, a Compal, uma fábrica de grande porte, usou a TV Corporativa estrategicamente para atualizar os colaboradores sobre as novas políticas internas de saneamento. Confira mais detalhes sobre esse case de TV Corporativa na gestão de crises

Anúncios da escola 

A TV Corporativa pode ser seu canal para anunciar matrículas abertas e outras novidades oferecidas pela instituição de ensino.

TV Corporativa nas escolas e universidades

Exemplo de anúncio

Divulgação de bolsas de estudos

A TV Corporativa pode ser utilizada para divulgar bolsas de estudo. De acordo com Ricardo Bueno, administrador da TV Corporativa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), muitos alunos buscam uma oportunidade de iniciação científica após ver um anúncio na TV Corporativa da unidade.

Confira o case de TV Corporativa FEA-USP

Vídeos 

A programação da TV Corporativa pode incluir vídeos institucionais da escola/universidade. Você também pode apostar nos comunicados no formato de vinhetas. 

TV Corporativa nas escolas e universidades

Vídeo institucional divulgado na TV Corporativa da FEA-USP

Divulgação de comunicados de alunos/entidades

Os alunos podem sugerir para a direção comunicados que eles gostariam de incluir na TV Corporativa, como por exemplo, anunciar uma atividade de um grupo de estudos ou centro acadêmico.

TV Corporativa nas escolas e universidades

Notícias sobre ciência 

Nós preparamos uma lista de feed de notícias (RSS) que você pode incluir no player de TV Corporativa Screencorp. A lista conta com divulgações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Agência FAPESP e muito mais. 

Divulgação de eventos

Aposte em imagens atrativas para divulgar os eventos que vão acontecer na instituição.

TV Corporativa nas escolas e universidades

Fala do diretor/diretora da instituição

Uma forma de aproximar a diretoria da instituição dos estudantes é divulgar comunicados pela TV Corporativa. 

Cardápio do refeitório

A TV Corporativa de escolas e universidades pode incluir o cardápio do refeitório da instituição na programação. 

TV Corporativa nas escolas e universidades

Prêmios recebidos por alunos/professores

É possível divulgar na TV Corporativa conquistas notáveis dos alunos, como casos em que os estudantes vencem as olimpíadas de matemática, um prêmio que um professor conquistou ou até mesmo títulos de campeonatos esportivos. 

Case TV Corporativa FEA-USP

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) idealizou inserir uma TV Corporativa no hall da instituição para divulgar as atividades do setor de Cultura e Extensão. 

O projeto ganhou grande aderência dos alunos, que passaram a buscar os administradores da TV Corporativa para divulgar atividades oferecidas por entidades vinculadas à instituição, eventos, encontros de atletismo e cursos de idiomas.

[Fotos] Veja como a Febracorp University utiliza TV Corporativa em seu espaço físico

A comissão de pesquisa da universidade divulga também editais de bolsas de iniciação científica. De acordo com Ricardo Bueno, secretário da Comissão de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária da FEA USP, muitos alunos procuram oportunidades de estudo após ver um anúncio na TV Corporativa. 

Como a Screencorp pode te ajudar nisso

A Screencorp é uma plataforma completa, fácil e simples de usar para gerenciamento de TV Corporativa. Oferecemos diversas opções para a sua programação, como notícias (UOL e Canaltech), templates de conteúdo, RSS, templates customizados, previsão do tempo, dentre outros. 

TV Corporativa: TUDO o que você precisa saber para começar seu projeto

Não ter experiência em gestão de TV Corporativa não é um problema: nosso produto conta com uma equipe especializada de Suporte e Sucesso do Cliente que auxilia nossos clientes com possíveis dúvidas e treinamentos durante o uso do software e uma central de suporte com tutoriais sobre diversas funcionalidades do produto. 

Nós oferecemos também o Curso de Certificação em TV Corporativa, indicado para todo profissional que tem interesse em planejar, implementar ou gerenciar um projeto de TV Corporativa. 

Neste curso você entenderá e será capaz de criar um projeto do zero: vamos abordar desde os aspectos técnicos, até a estratégia de implementação, gerenciamento de conteúdo e a estratégia de Comunicação.  

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button