Drica Marcelino
O splitter HDMI (também conhecido como divisor HDMI) é um dispositivo eletrônico para replicar sinal de vídeo. Esse adaptador é indicado para projetos de digital signage cujo objetivo é exibir a mesma imagem em diversas telas.
Para desmistificar as dúvidas dos nossos clientes e leitores do blog sobre uso de splitter HDMI, nós da Screencorp desenvolvemos o Guia Tudo sobre splitter HDMI com as informações essenciais para qualquer operador de digital signage acerca de como usar esse aparelho.
Neste guia sobre splitter HDMI você vai ver:
- O que é Splitter HDMI?
- Como usar o splitter HDMI
- Modelos
- Diferença entre Switch e Splitter HDMI?
- Não confunda com video wall
- Fonte de energia passiva x fonte de energia ativa
- Por que investir em um modelo profissional?
- Exemplo de projetos
O que é splitter HDMI?
O splitter é um adaptador com uma entrada (fonte de vídeo como o computador) e muitas saídas no formato HDMI (presente em televisores). A função desse dispositivo é replicar o sinal de vídeo de uma fonte para duas ou mais saídas, ou seja, várias TVs simultaneamente.
Em outras palavras: você vai precisar de um adaptador desse quando o objetivo do seu projeto é exibir a mesma imagem em duas ou mais telas diferentes.
Como usar o splitter HDMI
- A fonte de energia do splitter deve estar conectada na tomada (exceto se for um modelo passivo, que não necessita de fonte
- Conecte a fonte de vídeo na entrada (HDMI INPUT) do dispositivo;
- Os cabos HDMI dos televisores devem ser conectados nas portas de saída de vídeo (HDMI OUTPUT).
Confira o passo a passo de como usar o dispositivo:
Modelos
Splitter passivo: esse dispositivo não possui uma fonte de alimentação e funciona apenas com a energia transmitida pelo cabo HDMI. Não pode ser utilizado em projetos que envolvem um cabo HDMI de longa metragem e só é capaz de replicar o sinal para 2 telas.
Splitter ativo: modelo com alimentação externa que deve ser plugada na tomada. É capaz de suportar cabos de longa metragem.
A qualidade do cabo HDMI impacta diretamente no resultado final do projeto – principalmente quando são cabos de mais de 2 metros de comprimento. Invista em um cabo de qualidade, sobretudo em projetos que necessitam de fios com mais de 5 metros.
Variações de modelo
Existem diversas variações de modelo de splitter HDMI no mercado.
Confira:
Quantidade de telas
-
-
- Splitter HDMI 1X2 – 1 entrada para até 2 telas
- Splitter HDMI 1X4 – 1 entrada para até 4 telas
- Splitter HDMI 1X8 – 1 entrada para até 8 telas
- Splitter HDMI 1X10 – 1 entrada para até 10 telas
- Splitter HDMI 1X16 – 1 entrada para até 16 telas
-
Resolução e frequência
-
-
- Splitter HDMI 1.4 – Resolução 1080P e Frequência de 60Hz
- Splitter HDMI 2.0 – Resolução 4K e Frequência de 60Hz
- Splitter HDMI 2.1 – Resolução 8K e Frequência de 30Hz
-
Diferença entre Switch e Splitter HDMI?
Switch é um adaptador com muitas entradas de sinal e apenas uma saída – oposto do splitter, que contém uma entrada e várias saídas. O switch é indicado para casos onde há apenas um televisor, porém muitos dispositivos são usados na mesma tela.
Suponhamos que na sua casa você tenha um DVD, um Xbox e um Playstation: você pode conectar o cabo HDMI de cada dispositivo no switch e depois conectar o adaptador na televisão.
Não confunda com video wall
O video wall é uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada por meio de um controlador de vídeo wall (também conhecido como controlador HDMI). Esse equipamento é diferente do splitter, que repete a mesma imagem várias vezes.
Não é possível criar o efeito de video wall usando o splitter HDMI.
Existe uma infinidade de possibilidades ao realizar um projeto de digital signage. Cada adaptador serve para atender determinado objetivo de acordo com o resultado esperado.
Fonte de energia passiva x fonte de energia ativa
Em um projeto profissional de digital signage, é recomendado sempre optar por alimentar o splitter através de uma fonte de energia ativa. Dessa forma, você vai evitar a perda do sinal de vídeo nas telas – comum em casos de alimentação passiva quando a fonte de vídeo não consegue fornecer corrente suficiente.
Quando trata-se de modelos mais simples de splitters, extensores e switchers, é possível utilizar o dispositivo apenas com o cabo HDMI (conhecido como fonte de energia passiva ou alimentação passiva).
Entretanto, algumas fontes vídeo não têm capacidade de alimentar um extensor ou um splitter de forma passiva em decorrência da amperagem fornecida pelo equipamento.
Vale destacar que em projetos mais robustos, com cerca de 4 ou 8 telas, não é possível utilizar a alimentação passiva.
Por que investir em um modelo profissional?
Se você quer um resultado profissional no seu projeto digital signage, invista em eletrônicos de boa qualidade. Embora seja comum encontrar versões 1×2 que custam em média R$100,00, é indicado optar por equipamentos profissionais com vida útil maior.
Frequentemente componentes eletrônicos baratos possuem vida útil menor em decorrência da pouca (ou nenhuma) proteção do dispostivo contra a eletricidade estática – fator que faz o adaptador parar de funcionar rapidamente.
Exemplo de projetos
-
-
- Supermercados
- Aeroportos e terminais de ônibus
- Publicidade em lojas de departamento
- Televisores de ônibus
- Totem de shopping
-
TV Corporativa Screencorp
Você pode usar a nossa plataforma para gestão de conteúdo no seu projeto com splitter HDMI. Basta instalar a Screencorp TV Corporativa em um computador ou mini PC que vai servir como a sua fonte de vídeo.
Como funciona a Screencorp TV Corporativa
Oferecemos uma equipe que ajuda nossos clientes com dúvidas durante o processo de implementação do nosso software. Gostou? Faça um teste gratuito com a TV Corporativa Screencorp.