No cenário corporativo atual, a Comunicação Interna enfrenta uma dualidade de desafios: por um lado, o público interno pontua casos de excesso de comunicados, enquanto por outro, gestores ainda enfrentam dificuldade para transmitir informação. Em empresas que atuam com colaboradores dispostos geograficamente diferentes, a situação pode ser ainda mais grave.
Adotar uma estratégia com o uso simultâneo de plataformas e integração de gestão na Comunicação Interna é uma maneira de conectar equipes, otimizar fluxos de comunicação e fortalecer a cultura organizacional.
Benefícios da Integração
Centralização da Informação
Ao integrar a gestão dos canais de Comunicação Interna, a empresa evita a dispersão de informações e garante que mensagens importantes alcancem todos os colaboradores, independentemente do seu local de trabalho.
Isso ocorre porque cada plataforma é capaz de alcançar um público diferente: o app de Comunicação Interna está na palma da mão e pode chegar até os colaboradores que trabalham em campo, enquanto a TV Corporativa pode ser um canal de comunicação eficaz escritórios e sedes presenciais.
A Intranet por vez, se mostra como um canal eficiente para alcançar colaboradores que atuam tanto de maneira presencial como em regime remoto: a facilidade de gestão via navegador web torna a plataforma versátil para diferentes públicos.
Acessibilidade e agilidade
App de Comunicação Interna
O app permite o envio de notificações em tempo real, promovendo um canal ágil para atualizações e interações.
Intranet
A Intranet funciona como um repositório centralizado de documentos, notícias e processos internos.
O app de Comunicação Interna também conta com uma biblioteca de arquivo que pode ser usada para os mesmos fins.
TV Corporativa
Essa plataforma reforça a comunicação visual em áreas comuns, alcançando até mesmo aqueles que não acessam frequentemente o ambiente digital, como o público interno de indústrias, por exemplo.
Engajamento e participação
Com recursos interativos no aplicativo de Comunicação Interna e na intranet, como enquetes, fóruns e comentários, os colaboradores participam ativamente das discussões e sentem-se parte do processo de comunicação.
Personalização e segmentação
A possibilidade de personalizar conteúdos e até mesmo canais no app conforme as necessidades do usuário, melhora a relevância da comunicação, garantindo que cada colaborador receba apenas informações pertinentes ao seu trabalho.
Monitoramento e mensuração
As plataformas integradas oferecem métricas de engajamento, permitindo que a empresa avalie a efetividade das estratégias de comunicação e faça ajustes para melhorar o alcance e a compreensão das mensagens.
Como Implementar a Integração
Escolher as ferramentas ideais
Opte por um app de Comunicação Interna, uma Intranet moderna e uma solução de TV Corporativa que possam ser sincronizadas na gestão, como é o caso das plataformas Screencorp.
Criar um planejamento de conteúdo
Adotar um planejamento de conteúdo auxilia a definir o tipo de informação a ser compartilhada em cada canal e garantir consistência na comunicação.
Treinamento de colaboradores
Assegure que todos colaboradores saibam como utilizar as plataformas para maximizar sua usabilidade. A Screencorp oferece um treinamento gratuito para assegurar que os usuários saibam como explorar todas as funcionalidades dos produtos. Clientes Screencorp também podem solicitar ajuda para a Equipe de Suporte.
Automatização de processos
Integrar o fluxo de publicação das plataformas evita retrabalho e garante que todas as mensagens sejam transmitidas simultaneamente em diferentes canais. Para minimizar o tempo dedicado pelos gestores da Intranet e App de Comunicação Interna, é possível publicar conteúdo nas duas plataformas simultaneamente.
Análise e aprimoramento
Adote o monitoramento de métricas de engajamento para ajustar a sua estratégia conforme necessário.
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp