O cenário de trabalho das construtoras é caracterizado por equipes multidisciplinares que atuam em projetos complexos, executados sob constante busca por agilidade nos resultados. Veja neste artigo como melhorar a eficiência operacional através de uma estratégia de Comunicação Interna na construção civil.
Desafios da Comunicação Interna na construção civil
Distribuição geográfica
Na construção civil, é comum que os profissionais estejam espalhados em diferentes locais, como canteiros de obra, escritórios administrativos e locais de armazenamento de materiais. Esse cenário onde os colaboradores estão geograficamente distantes pode dificultar a troca de informações e a coordenação das equipes.
Equipes multidisciplinares
As equipes de construção são multidisciplinares e envolvem diversas funções, como engenheiros, arquitetos, operários e técnicos de segurança no trabalho.
Cada grupo de colaboradores possui especificidades diferentes, o que implica em necessidades e expectativas específicas em relação à Comunicação Interna, o que exige abordagens adaptadas para alcançar alto índice de engajamento.
Pressão por resultados
Os prazos rígidos e a redução de custos podem resultar em negligências na Comunicação Interna na construção civil. A longo prazo, uma comunicação ineficiente pode resultar em falhas e retrabalhos que impactam diretamente a produtividade.
Por que investir em Comunicação Interna na construção civil?
Segurança no trabalho
A Comunicação Interna pode divulgar as normas de segurança, conscientizar sobre os riscos envolvidos e promover medidas preventivas que ajudam a minimizar acidentes e aumentar a segurança no trabalho.
Alinhamento de equipes
Uma Comunicação Interna consistente garante que todos estejam cientes das metas, cronogramas e prioridades do projeto. Isso reduz erros e aumenta a eficiência operacional da equipe.
Engajamento
Uma cultura organizacional que conta com espaços para que os colaboradores compartilhem suas opiniões e que divulguem informações de forma transparente, garante o aumento no engajamento na satisfação dos funcionários.
Estratégia de Comunicação Interna na construção civil
Adote tecnologia relevante
Atualmente, a tecnologia para Comunicação Interna oferece soluções ágeis que podem beneficiar diretamente o dia a dia das construtoras através de canais de Comunicação Interna que foram projetados para atender as necessidades desse público.
Com o app de Comunicação Interna, os colaboradores contam com informação na palma da mão, levando mensagens atrativas para os funcionários que atuam em todas as pontas da construção civil; seja nos escritórios, obras ou na logística de materiais.
Além disso, a TV Corporativa (também chamada de mural digital) é um canal de alta atratividade visual, fator chave para capturar a atenção do público em um ambiente dinâmico como o da construção civil.
Canais de feedback
Disponibilizar canais de Comunicação Interna onde os colaboradores podem oferecer sugestões ou relatar problemas incentiva a participação ativa e beneficia a resolução de conflitos.
No app de Comunicação Interna, por exemplo, é possível ativar o canal de denúncia, onde colaboradores realizam relatos de irregularidades de forma anônima e confidencial.
A plataforma também possui a opção de exigir a identificação dos colaboradores ao enviar denúncias, críticas ou mensagens de sugestão.
Comunicação visual
No ambiente dinâmico das obras, há muito impacto ao investir recursos em recursos visuais, como o mural digital, por exemplo, que conta com múltiplos formatos visuais e com alta visibilidade visual.
Reuniões periódicas
Execute reuniões regulares para favorecer o alinhamento entre as equipes e garantir que todos estejam atualizados sobre o andamento das obras e eventuais mudanças nos planos dos projetos.
Treinamentos e workshops
Investir em capacitações sobre a importância da segurança no trabalho e da colaboração pode beneficiar a habilidade dos funcionários de transmitir informações de maneira eficiente.
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp