A Hyundai é um dos maiores nomes mundiais da fabricação de veículos automotores. Fundada em 1947 por Chung Ju-Yung, em um contexto de instabilidade econômica da Coreia do Sul, a marca alcançou prestígio mundial por produzir tecnologia inovadora em larga escala.
Sua única fábrica fora da Ásia está localizada em Itatiaia (Rio de Janeiro), onde hoje aproximadamente 600 colaboradores Hyundai estão conectados por um app de Comunicação Interna desenvolvido pela Screencorp.
Veja o case completo:
HD Hyundai
Ao ouvir “Hyundai”, a primeira ideia que surge na mente do consumidor é a repercussão da marca na fabricação de veículos automotores. Entretanto, a marca dispõe de grupos voltados também para o desenvolvimento de tecnologia para energia elétrica, energia solar, construção naval e Xite Solutions, grupo que engloba a HD Hyundai (veja o organograma abaixo).
A HD Hyundai produz mais de 92 modelos de equipamentos de construção (escavadeiras, pás carregadeiras, mini escavadeiras, motoniveladoras, entre outros). Os produtos estão presentes em mais de 140 países e tem mais de 500 distribuidores autorizados.
Público interno
- + 600 colaboradores Hyundai
- 65% trabalha em áreas produtivas sem acesso a um computador
- 35% trabalha com acesso a um computador
Problemas da comunicação na indústria
Distância
Um dos maiores desafios da comunicação na indústria é o fato de que muitas fábricas são geograficamente extensas e diversos trabalhadores atuam longe dos computadores.
Na HD Hyundai, a maioria dos colaboradores trabalha longe do computador, o que fazia a empresa adotar “listas de transmissão do Whatsapp” para divulgar comunicados gerais e o email para enviar informações para colaboradores do setor administrativo.
Tempo
A falta de uma ferramenta que centralizasse a comunicação exigia que a equipe gastasse tempo atualizando mais de um canal.
Ferramenta inadequada
A HD Hyundai usava o Whatsapp e o email como os principais canais de Comunicação Interna da empresa, entretanto, ambas ferramentas não foram desenvolvidas especificamente para comunicação corporativa, o que implicava em diversos impasses de uso das plataformas.
Uso excessivo de recursos
Recursos consideráveis eram gastos com papel e tinta para impressão.
Baixo índice de adesão e leitura
De acordo com Thais Guimarães, Analista de Comunicação Interna da HD Hyundai, comunicados por email e Whatsapp apresentavam um baixo índice de leitura dos colaboradores.
Carência de métricas
Por serem ferramentas que não foram desenvolvidas para a Comunicação Interna, o e-mail e o Whatsapp não fornecem métricas de leitura e visualização do conteúdo que podem trazer insights valiosos para a equipe de Comunicação Interna.
Impossibilidade de agendamento
Não era possível agendar comunicados, o que poderia dinamizar o tempo de trabalho da equipe e auxiliar no planejamento de comunicação da organização.
Enquetes
A equipe de Comunicação Interna da HD Hyundai sentia a necessidade de uma ferramenta para realizar enquetes com resultados precisos e detalhados.
Legibilidade
Comunicados longos e com muitas informações não ficavam visualmente agradáveis via mensagem do Whatsapp, o que prejudicava a legibilidade do conteúdo.
LGPD
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) garante a segurança e privacidade da empresa e do colaborador. Plataformas voltadas especificamente para a Comunicação Interna das empresas foram desenvolvidas de acordo com as especificações da LGPD com o objetivo de resguardar os direitos da empresa e do colaborador.
Solução: app de Comunicação Interna HD Hyundai desenvolvido pela Screencorp
Com objetivo de promover uma Comunicação Interna mais aderente e eficiente, a Hyundai adotou o aplicativo de Comunicação Interna HD Hyundai desenvolvido pela Screencorp como a principal ferramenta para se comunicar com colaboradores, já que o app é capaz de alcançar tanto trabalhadores que atuam no setor produtivo quanto longe do computador.
Por que escolher o app de Comunicação Interna Screencorp?
Fácil de usar e intuitivo
“A gestão do app de Comunicação Interna Screencorp é fácil e intuitiva, justamente para poupar tempo dos gestores da plataforma: “com o aplicativo conseguimos atualizar todo mundo muito rápido. Além disso, é fácil de usar o app e não tivemos problemas de dificuldade de uso por parte do nosso público”, afirma Thais Guimarães, Analista de Comunicação Interna da HD Hyundai.
Modernização e automatização de processos
O app de Comunicação Interna possibilita a modernização e automatização de processos, o que ajuda a equipe a otimizar tempo e tornar a execução de tarefas mais dinâmica. O gestor do app realiza a publicação de conteúdos de forma rápida e dinâmica, a partir de qualquer navegador com acesso à internet.
Envio de notificações
As notificações na tela do celular capturam a atenção do usuário e ajudam a atrair mais visualizações para o conteúdo publicado.
Agendamento de notícias
Agendar o compartilhamento de notícias otimiza o tempo de trabalho da equipe e auxilia na criação de um calendário de programação, já que dessa forma o gestor pode previamente programar todo o conteúdo que será publicado no decorrer de uma semana (ou mais).
Calendário
O calendário compartilhado do app de Comunicação Interna Screencorp inclui todos os eventos da empresa, feriados e outras datas comemorativas que sejam de interesse da equipe.
Biblioteca
A biblioteca do app de Comunicação Interna reúne fotos, vídeos e arquivos que são compartilhados com fácil acesso para todos usuários da plataforma.
Desenvolvimento
Os clientes acompanham de perto todas as fases do período de desenvolvimento do app de Comunicação Interna Screencorp para garantir que o projeto sairá de acordo com as suas expectativas.
“Nós desejávamos um aplicativo que tivesse a nossa cara, com a nossa logo, nossas cores. Com a Screencorp, nós conseguimos colocar do jeitinho que a gente queria”, conta a equipe de Comunicação Interna da HD Hyundai.
Dessa forma, a Screencorp desenvolveu um aplicativo exclusivo, personalizado com a identidade visual da HD Hyundai, para garantir que o projeto fosse também uma forma de reforçar a marca e gerar uma experiência única para os colaboradores.
“Nós passamos recentemente por uma mudança de marca e precisávamos de fixar isso na mente dos colaboradores. Então o app se torna uma forma de fixar e comunicar essa mudança”, conta Ronald Notz, Assistente de Comunicação Interna da HD Hyundai.
Veja como foi o resultado final:
Implementação
Influenciadores internos
O primeiro passo da estratégia de divulgação do aplicativo de Comunicação Interna da Hyundai foi uma reunião com líderes e gestores para apresentar o projeto e solicitar ajuda dos influenciadores internos na divulgação do projeto.
A liderança se comprometeu a divulgar o aplicativo para os colaboradores e ressaltar como aquela plataforma iria contribuir no dia a dia da empresa.
Divulgação em áreas comuns
Após o lançamento da plataforma, Thais Guimarães e Ronald Notz da Comunicação Interna da HD Hyundai, implementaram uma campanha de divulgação do app nas áreas comuns da fábrica, como refeitório, por exemplo.
Evolução da aderência ao app
A aderência dos colaboradores ao aplicativo de Comunicação Interna foi gradual e rápida. Veja abaixo:
Transição não abrupta de canais
Durante o lançamento do app de Comunicação Interna, a HD Hyundai optou por uma transição não abrupta do Whatsapp para o app. O objetivo era que todos colaboradores ficassem por dentro das mudanças e que o próprio Whatsapp servisse como uma forma de divulgar o novo canal.
Porque não usar o Whatsapp na Comunicação Interna
“A nossa diretoria questionou: “por que não manter o Whatsapp?” Porque o Whatsapp não é uma plataforma voltada para a Comunicação Interna. Então a partir do momento que estamos usando o Whatsapp (na Comunicação Interna) estamos apenas ‘quebrando um galho’”, explica Ronald Notz, assistente de Comunicação Interna da HD Hyundai.
“No Whatsapp não era possível passar uma mensagem de forma extremamente legível e intuitiva como precisava ser. Quando você redige uma mensagem muito longa, com muitos tópicos, você perde a atenção do leitor”, explica.
Conteúdo publicado no app HD Hyundai
Os conteúdos publicados para os colaboradores no app de Comunicação Interna da HD Hyundai são subdivididos em três categorias:
Recursos Humanos, Bem-Estar e Administração:
- Calendário
- Proposta de Acordo Coletivo
- Pesquisas de Clima
- Saúde e Segurança
- Informativos Benefícios
- Desenvolvimento Profissional
- Comunicados de Recursos Humanos
- Aniversariantes
Comunicação e Cultura Organizacional:
- Eventos
- Informativos Globais
- Informativos Produção Brasil
- Políticas Internas
- Reconhecimento de Funcionários
- Atividades de Engajamento
- Feedback e Sugestões
- Entrega de Brindes
- Eventos Esportivos da Empresa
Operações e Suporte Administrativo:
- Tecnologia da Informação
- Financeiro
- Compras
- Gestão de Instalações
- Logística e Transporte
- Atualizações de Sistemas e Ferramentas
Um dos conteúdos que atraí mais engajamento no app da HD Hyundai são posts com informações sobre jogos regionais que os colaboradores participam representando a empresa.
Métricas na Comunicação Interna
O app de Comunicação Interna fornece informações estratégicas para o gestor: “com as métricas do app de Comunicação Interna conseguimos saber qual é o melhor horário para enviar comunicados”, explica Thaís Guimarães.
Além de informar o melhor horário para comunicados, as métricas do aplicativo de Comunicação Interna Screencorp também fornecem informações sobre:
- Visualizações e leituras completas do conteúdo
- Relatório de reações
- Usuários mais engajados
- Métricas de quantidade de acessos
- Dados de participação em enquetes
- Campanhas de engajamento
- Usuário mais engajado do mês
Para estimular acessos contínuos no app, a HD Hyundai implementou algumas campanhas de engajamento. Uma delas, é a campanha de “usuários mais engajados do mês”, onde o colaborador mais engajado no app de Comunicação Interna ganha um brinde personalizado com a identidade visual da empresa.
Segundo os gestores, esse tipo de atividade ajudou a incorporar o aplicativo na cultura da empresa e aumentar o engajamento dos colaboradores na plataforma.
Aniversariantes do mês
Os aniversariantes do mês recebem felicitações no app de Comunicação Interna da empresa. Essa ação estimula o pertencimento de colaboradores e gera engajamento, já que muitos se engajam em parabenizar o colega aniversariante.
Gestão de crises
Durante situações de crise ou emergências, o app de Comunicação Interna da HD Hyundai é sempre um aliado da equipe.
Reforçar medidas de segurança
No ambiente industrial, o app pode ser um grande aliado das equipes para reforçar medidas de segurança no trabalho, como acontece na HD Hyundai. Além disso, o calendário inclui todas as datas de cursos e treinamentos oferecidos aos colaboradores.
Depoimentos de colaboradores
Veja os depoimentos dos colaboradores da HD Hyundai sobre o app de Comunicação Interna da empresa desenvolvido pela Screencorp:
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp
O aplicativo de Comunicação interna Screencorp proporciona uma maneira eficaz de alcançar todos da empresa com uma comunicação mais aderente.
Como ele oferece em um mesmo local diversos canais de Comunicação, cada um com uma linguagem diferente, é possível alcançar e atingir colaboradores de diferentes maneiras, o que pode ser utilizado para difundir valores e campanhas que visem tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e diminuir os transtornos que a rotina pode acarretar.
Com o poder das métricas disponíveis, os administradores saberão quais campanhas, mensagens, discursos e abordagens são melhores recebidas pelos seus colaboradores.