A Comunicação Integrada é uma abordagem estratégica que coordena de maneira unificada a comunicação de uma organização para gerar mais consistência e eficácia na transmissão de mensagens. Neste artigo, separamos 10 dicas de Comunicação Integrada para tornar a troca de informações mais consistente na sua empresa.
Use múltiplos canais de comunicação
Optar por múltiplos canais é essencial para promover uma comunicação mais consistente e eficaz. Adote múltiplos canais de comunicação e explore as vantagens de ambas modalidades.
Dependendo do público-alvo, um canal pode ser mais eficiente do que o outro. Na Comunicação Interna na indústria, a TV Corporativa posicionada em um refeitório alcança um grande número de colaboradores. Mas para alcançar os trabalhadores que atuam somente de forma remota, você precisaria de outro canal, como um app de Comunicação Interna.
Ao adotar múltiplos canais de Comunicação Interna, você alcança todos os colaboradores que estão em qualquer lugar do mundo. Além disso, os canais de comunicação tradicionais podem ser integrados aos novos canais de comunicação digital ao invés de serem extintos.
Integre o online e offline
Após a transformação digital, é difícil para qualquer empresa sobreviver sem nenhuma forma de comunicação online. Entretanto, ao optar por oferecer os dois canais simultaneamente (online e offline) é necessário haver uma consistência entre ambos.
Evite casos como enviar uma mensagem somente em um canal por exemplo. Ao adotar uma metodologia integrada e disparar mensagens em ambos canais, as chances da sua mensagem ser visualizada aumentam. Se o seu público não ver a mensagem em um canal, ainda existem as chances de ver em outro.
Adote ferramentas com integração
As ferramentas com funcionalidade de integração promovem mais praticidade no processo de gestão de plataformas de comunicação.
Embora sejam serviços únicos, a Intranet Screencorp e o aplicativo de Comunicação Interna são plataformas com funcionalidade de publicação integrada de conteúdo, o que permite que o gestor publique conteúdo nas duas plataformas simultaneamente.
Mensure resultados
Mensurar resultados é fundamental para saber qual é o índice de sucesso de uma iniciativa. Além disso, gerar métricas na comunicação ajuda a mostrar com números a importância do setor no processo de gestão e sobrevivência de uma organização.
As métricas auxiliam a saber qual é a eficiência do canal durante o processo de comunicação da empresa. Com a ajuda dos números e valores, os gestores podem tomar decisões mais assertivas sobre qual plataforma deve (ou não) receber mais atenção e investimentos.
O app de Comunicação Interna oferece uma série de métricas detalhadas sobre a experiência dos colaboradores na plataforma. É possível descobrir facilmente qual é o horário com mais acessos na plataforma, quais são os comunicação que receberam mais visualizações, quem são os colaboradores mais engajados no app e muito mais.
Algumas das métricas que o gestor visualiza no app de Comunicação Interna são:
- Relatório de reações
- Relatório de participação em enquetes
- Métrica de visualizações e downloads da biblioteca
- Métricas de notificações (recebeu, não recebeu, visualizou, etc)
- Métricas de acesso dos colaboradores
Invista em design
A Comunicação Visual é a primeira etapa de interação durante o processo de transmissão de informação. Os recursos visuais são valiosos e sempre devem ser prioridades no branding da sua empresa.
Ao adotar canais digitais como TV Corporativa, atente-se à legibilidade do conteúdo disponibilizado na sua programação. Veja abaixo algumas dicas para o processo de design do conteúdo da sua TV Corporativa:
- Utilize fonte grande
- Evite textos extensos e prolixos
- Cores claras em excesso podem “cansar mais” a visão
- Adote cores contrastantes
Personalização é o caminho
Personalize a sua comunicação de acordo com as necessidades e preferências dos seus funcionários. Colete dados sobre a opinião do seu público e descubra como atingi-los de maneira mais decisiva.
Busque por canais de comunicação que podem ser personalizados com a identidade visual da sua empresa. Na Screencorp, cada app de Comunicação Interna é único e personalizado de acordo com a identidade visual da empresa.
O cliente participa de todas etapas de criação do app, podendo até mesmo escolher como vai ser o design do app, imagem da página de login e muito mais. Veja abaixo o app de alguns dos nossos clientes:
App Screencorp
App de Comunicação Interna STIHL
App de Comunicação Interna BBRG
Seja autêntico
Promova uma comunicação autêntica e que reflita a identidade e valores da sua marca. A autenticidade remete aos valores e essência da companhia, de forma que estimula a transparência corporativa e constroi uma relação de confiança com seu público interno.
Estimule a interação
A era digital estimula a comunicação por via de mão dupla. O público não deve mais apenas ouvir, mas também participar e interagir durante o processo de troca de informações.
No âmbito da Comunicação Interna, promover a interação é uma maneira eficiente de aumentar o engajamento dos colaboradores nas campanhas. Por isso, o aplicativo de Comunicação Interna conta com diversas funcionalidades que estimulam a interatividade, como por exemplo, o espaço interativo.
Defina objetivos
O estabelecimento de objetivos é uma maneira de facilitar a coordenação e o alinhamento dos envolvidos no processo comunicativo da empresa. Além disso, um objetivo definido ajuda a mensurar a eficiência da comunicação e também é essencial para embasar a tomada de decisão
Atualizações constantes
Conteúdos desatualizados podem se tornar irrelevantes e diminuir o índice de engajamento do seu canal de comunicação. Se você deseja alcançar resultados surpreendentes, é indispensável manter os seus canais atualizados.
O público busca sempre por informações relevantes e em primeira mão, por tanto, um canal atualizado com constância gera credibilidade e torna-se parte do dia a dia do seu público.