A CIB 2024 – 7° Edição da Conferência da Elite Profissional de Comunicação Interna no Brasil acontece nos dias 30 e 31 de Janeiro em formato híbrido, com atividades presenciais em São Paulo e também online (formato híbrido). A Screencorp é um dos apoiadores do evento, portanto basta dizer que você foi indicado pela Screencorp para ganhar 15% de desconto na inscrição.
O que é a CIB 2024
A CIB 2024 é uma conferência de profissionais de Comunicação Interna organizada pela Blueprintt, uma instituição especializada no compartilhamento de conhecimento estratégico para líderes e times das principais funções corporativas para contribuir com o sucesso individual e organizacional.
Os participantes da CIB 2024 estarão em contato com líderes e especialistas de empresas de grande porte para compartilhar estratégias e insights valiosos sobre Comunicação Interna. A programação completa também inclui workshops, painéis de discussão e diversas oportunidades de networking.
As vagas da 7° Edição da Conferência da Elite Profissional de Comunicação Interna no Brasil são limitadas, portanto é necessário se inscrever previamente neste link.
Para ganhar 15% de desconto na inscrição, basta dizer que foi indicado pela Screencorp
O que você vai ver na CIB 2024
A CIB 2024 oferece a oportunidade de aprender com experts e líderes de Comunicação Interna sobre as tendências da área, melhores práticas e tecnologias emergentes. A conferência também oferece painéis de discussão onde o participante entra em contato com ideias e dicas que podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias e abordagens de Comunicação Interna.
Referência no setor pelo seu caráter não convencional, a CIB 2024 estimula a interatividade e troca de ideias entre participantes, sendo uma oportunidade para interagir com profissionais de diversas origens e setores.
Os principais tópicos abordados ao longo da conferência são:
- Utilização de Novas Tecnologias e Plataformas
- Estratégias de Comunicação Híbrida
- Gestão Eficaz da Sobrecarga de Informação
- Comunicação Orientada por Dados
- Diversidade e Inclusão na Comunicação
- Impacto da Transformação Digital na CI
Veja mais detalhes sobre a Programação da CIB 2024 na página oficial do evento.
Resumo da Programação Completa
PRIMEIRO DIA (30 de Janeiro)
08h00 – CREDENCIAMENTO PARA CONFERÊNCIA
08H30 – ABERTURA DA CONFERÊNCIA
Painel – COMUNICAÇÃO COM PROPÓSITO: DESVENDANDO O SIGNIFICADO
NO TRABALHO
O objetivo do painel é explorar como a comunicação estratégica pode infundir um propósito valioso em cada interação, gerando engajamento, senso de pertencimento da equipe e fortalecendo a cultura organizacional.
Principais tópicos abordados:
- Significado na Comunicação
- Resiliência na Comunicação
- Comunicação Estratégica
Líderes e especialistas do bloco:
- Wendell Ramada | Head of Internal and Talent Communications | Americas Region | NTT DATA
- Filipe Lucilio | Especialista em Comunicação Interna | UNIDAS
- Telma Silva | Gerente de Comunicação Interna | ICATU SEGUROS
09H30 – COFFEE BREAK
Case – DA CULTURA À COMUNICAÇÃO: FORTALECENDO A DIVERSIDADE NO IFOOD
Através de campanhas ousadas e sensíveis, o Ifood transformou a sua cultura organizacional e fortaleceu a diversidade na empresa por meio da Comunicação Interna. Conheça nesse case a jornada da empresa para incorporar o compromisso com a diversidade e a segurança psicológica como elementos essenciais da sua cultura interna.
Principais tópicos abordados:
Comunicação como Catalisadora
Compromissos Públicos
Segurança Psicológica
Líder do bloco:
- Alinne Coviello | Head de Cultura, Comunicação Interna | IFOOD
Painel – A COMUNICAÇÃO DENTRO DA CULTURA CORPORATIVA, ALINHANDO
Neste painel os participantes aprendem como avaliar e acompanhar o progresso da construção de uma cultura empresarial coesa e inclusiva, identificando indicadores-chave de desempenho e áreas de melhoria.
Principais tópicos abordados:
- Comunicação Humanizada
- Alinhamento de Valores
- Liderança Inspiradora
- Funcionário como protagonista
Líderes e especialistas do bloco:
- Viviane Hengles | Coordenadora de Cultura e Comunicação Interna | SEQUOIA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
- Gabriel Mayer | Supervisor de Endomarketing, Diversidade e Inclusão | ALCOA
- Patrícia Nascimento | Coordenadora de Internal Engagement e Branding | GSK
12H00 – ALMOÇO
CASE – INTEGRAÇÃO EFICAZ DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO: ALCANÇANDO PÚBLICOS DIVERSIFICADOS NA ERA DIGITAL E ALÉM
Descubra estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas para atingir de maneira eficaz um grupo de colaboradores diversificados e promover uma comunicação com uma ampla variedade de canais (tanto online quanto offline).
Principais tópicos abordados:
- Desafios e estratégias para unir canais de comunicação
- Como medir e avaliar o impacto das mensagens
- Dicas de abordagens inclusivas
Líderes e especialistas do bloco:
- Guilherme Dias | Comunicação Interna e Endomarketing | JAMEF
- Carolina De Felice | Gerente de Comunicação Interna | SYNGENTA
- Priscila Franco | Gestora de Comunicação Interna | SABESP
14H30 – PEER ROUNDTABLE
Discussão entre pares em grupos reduzidos com foco no compartilhamento de aprendizados, experiências e ampliação da rede de relacionamentos com colegas que atuam em empresas e setores diferentes.
Aprenda com a experiência compartilhada sobre desafios de Comunicação Interna
Amplie sua rede de relacionamento profissional e construa conexões que gerarão frutos para além do evento
Principais tópicos discutidos:
- Engajamento de colaboradores
- Comunicação Interna em situações de crise
- Tecnologia e inovação na Comunicação Interna
15H30 – COFFEE BREAK
16h00 – WORKSHOP A – CONSTRUINDO CONEXÕES PODEROSAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA: STORYTELLING, COMUNICAÇÃO EMPÁTICA E NÃO-VIOLENTA
Habilidades desenvolvidas:
- Desvende o Poder das Histórias: embarque em uma jornada envolvente pelo universo do storytelling e crie narrativas capazes de inspirar, engajar e transformar a Comunicação Corporativa
- Comunicação Empática como Ponte para o Entendimento: Aprenda a criar mensagens que ressoam, estabelecendo conexões mais profundas entre líderes e suas equipes
Formas Criativas de Construir Narrativas Impactantes: Descubra técnicas inovadoras para construir narrativas encantadoras - A Arte de Encantar Pessoas Através da Narrativa: Desvende os segredos para cativar seu público interno
Comunicação Não Violenta como Alicerce: Integre a Comunicação Não Violenta (CNV) à sua abordagem, promovendo diálogos construtivos e fortalecendo relacionamentos
Líder do bloco:
- Leonardo Andrade | Global Internal Communication Manager | BRINK’S
17H30 – ENCERRAMENTO DO 1o DIA DE CONFERÊNCIA
SEGUNDO DIA (31 de Janeiro)
08h00 – CREDENCIAMENTO PARA WORKSHOP
08H30 – WORKSHOP B – A JORNADA DO ENCANTAMENTO: O PODER TRANSFORMADOR DA COMUNICAÇÃO
Embarque em uma jornada única onde a líder das Lojas Renner S.A. mostra como viver a Cultura do Encantamento todos os dias.
Habilidades desenvolvidas:
- Explore novas possibilidades de atuação e abordagem
- Descubra o nosso novo posicionamento de marca empregadora: “O que te encanta nos encanta”
- Conheça a metodologia da “Jornada de 5 Pilares que Nos Encanta”:
- Futuro: Desvende as estratégias para moldar o futuro da comunicação interna e prepare-se para os
desafios que estão por vir - A Força Coletiva: entenda como potencializar a colaboração e fortalecer a união entre os
colaboradores para alcançar resultados extraordinários - Crescer Todo Dia: explore práticas e técnicas para promover o desenvolvimento contínuo, tanto individual quanto coletivo
- Ser Plural: celebre a diversidade e aprenda a incorporar a pluralidade de perspectivas na Comunicação Interna
- Ser Consciente: descubra como integrar a consciência social e ambiental na sua estratégia de Comunicação Interna, contribuindo para um impacto positivo na sociedade
Líder do bloco:
- Mônica Oliveira | Coordenadora de Cultura e Comunicação | LOJAS RENNER
09h30 – COFFEE BREAK
09h45 – CREDENCIAMENTO PARA CONFERÊNCIA
Case – “INFOBESIDADE”, O QUE É E COMO VENCÊ-LA ATRAVÉS UMA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA
Veja como construir uma Cultura de Comunicação Equilibrada, onde líderes e equipes colaboram para promover a eficácia sem a sobrecarga de informações. Prepare-se para conquistar a produtividade em um mundo de informações em constante expansão.
Principais tópicos abordados:
- Domando o Dilúvio Digital: aprenda a selecionar o momento certo e a programar suas comunicações
- Humanização de líderes e cargos
- Construindo uma Cultura de Comunicação Equilibrada
Líderes e especialistas do bloco:
- Juliana Ehara | Internal Communications Manager, Latin America | RED HAT
- Fabio Nudge Pereira | Head of Transformation Latin America | RED HAT
Case – COMO POSICIONAR A COMUNICAÇÃO EXECUTIVA PARA IMPACTO TRANSFORMADOR
Entenda como otimizar a comunicação executiva e alcançar resultados verdadeiramente impactantes.
Principais tópicos abordados:
- Estratégia que Resplandece
- Influência em Todos os Níveis
- Mensuração e Transformação
Líder do bloco:
- Isa Meirelles | External and Internal Communications Manager in Top Global Tech
12H00 – ALMOÇO
Case – COMUNICAÇÃO INTERNA ESTRATÉGICA: CONSTRUINDO UMA MARCA EMPREGADORA E CULTURA ORGANIZACIONAL SÓLIDA
Entenda como criar uma marca empregadora atraente e fomentar uma cultura organizacional forte, promover inclusão, sensibilidade e engajamento genuíno dos colaboradores.
Principais tópicos abordados:
- Tecnologia e Comunicação Interna
- Comunicação como Ferramenta de Transformação
- Comunidade de Colaboradores
Líder do bloco:
- Julia Farias | Employer Branding and Internal Communications Strategist | RAPPI
Case – UM ECOSSISTEMA ADMIRÁVEL – O SEGREDO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Entenda o que está por trás do sucesso da estratégia de Comunicação Integrada promovida pela Bayer.
Principais tópicos abordados:
- Estratégia com Influenciadores Internos
- Comunicação Integrada Eficiente
- Inclusão na Prática
Líder do bloco:
- Thiago Massari | Integrated Comms Lead | BAYER
15H00 – COFFEE BREAK
Painel – UNIÃO ESTRATÉGICA: A SINFONIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA E RH NA CONSTRUÇÃO DE ENGAJAMENTO E PERTENCIMENTO
Descubra como a sinergia entre Recursos Humanos e Comunicação Interna é capaz de impulsionar o engajamento e fortalecer o sentimento de pertencimento dos colaboradores.
Principais tópicos abordados:
- A Aliança Estratégica RH-Comunicação Interna
- Engajamento e Pertencimento
- A Construção de uma Comunicação Interna de Impacto
Líder do bloco:
- Evelyn Dias de Rezende | Senior Lead, Employee Communications | KYNDRYL
- Cecília Aquino | Gestora de Comunicação Interna | MARTINS
- Thais Barbar | Communication Business Partner | Comunicação Interna | VOLVO DO BRASIL
Case – COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: CONSTRUINDO UMA CULTURA EMPRESARIAL FORTE
Neste case você vai ver quais são os elementos-chave para fortalecer a comunicação corporativa e construir uma identidade cultural robusta. Ao compreender e aprimorar esses elementos, as empresas podem fortalecer sua cultura, construir confiança e garantir uma comunicação eficaz em todos os níveis da organização.
Principais tópicos abordados:
- Construindo uma Cultura Empresarial sólida
- Transparência Corporativa Gera Confiança
- Reinvenção da Comunicação como Instrumento-Chave
Líder do bloco:
- Sergio Paixão | Gerente de Crescimento de Pessoas e DE&I | ONTEX
17H30 – ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA