Na Bridon-Bekaert, grande indústria do setor de cabos de aço, o app de Comunicação Interna Screencorp ajudou a companhia a se aproximar dos colaboradores e levar os comunicados até todos os funcionários – independente de qual setor ou filial eles estão.
Neste case de sucesso, Lucia Alves e Karla Bassi contam como foi o processo de implementação do app mobile Screencorp, os resultados e o impacto na cultura organizacional da empresa.
Sobre a Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG)
A Bridon-Bekaert The Ropes Group (BBRG) é referência mundial na produção de cabos de aço para elevadores, teleféricos, aplicação offshore e grandes estruturas de pesca.
Fundada em 2016, a BBRG é resultado da fusão do Grupo Bridon e o setor de fabricação de cabos de aço e cabos avançados da Bekaert (Bridon-Bekaert)
Público Interno da Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG)
A BBRG conta com mais de 2.500 colaboradores que trabalham em 17 fábricas espalhadas ao redor do mundo.
Fábrica em Osasco (SP)
Na fábrica de Osasco, o público interno é de aproximadamente 170 funcionários e também dezenas de trabalhadores terceirizados. Os colaboradores atuam em maioria no setor de operações da fábrica e uma pequena parte atua nos escritórios do setor administrativo.
Desafios de Comunicação Interna da BBRG
Limitações do mural impresso
Segundo Karla Bassi, uma das responsáveis pela Comunicação Interna da BBRG, a empresa inicialmente usava o mural impresso para se comunicar com os colaboradores do setor operacional das fábricas.
Entretanto, o mural impresso implicava nos seguintes impasses: a equipe precisava contratar uma agência terceira, o canal tem limitações físicas (é necessário ir até o mural trocar o comunicado e realizar a leitura) e o quadro pode passar despercebido pelos colaboradores.
Os gerentes também realizavam diversos comunicados internos que eram compartilhados em diálogos com os funcionários. Todavia, com a pandemia do coronavírus foi necessário a migração para reuniões online – situação que exigia uma nova ferramenta mais ágil e dinâmica.
- Mural impresso com limitações geográficas
- Custo de agência
- Gasto com impressões
- Poucos funcionários têm acesso ao computador para ler emails
Mural físico não tem métricas
De acordo com a gerente da BBRG, Lucia Alves, outro impasse da Comunicação Interna pelo mural físico é a falta de métricas para assegurar que as notícias foram visualizadas pelos colaboradores.
A carência de métricas impossibilitava mensurar os resultados das campanhas de Endomarketing e a efetividade das ações.
Falta de ferramenta para enquetes
Por se tratar de uma fábrica, a BBRG precisava realizar algumas enquetes durante eventos e treinamentos para obter um feedback do seu público interno. Nesses casos as equipes precisavam usar papel, o que era mais trabalhoso e custoso.
Veja o relato da equipe da BBRG:
“Às vezes passava alguém com uma listinha ou mesmo uma prancheta para falar com esses operadores e coletar a opinião deles. Desse jeito nós não conseguimos criar uma agenda compartilhada de treinamentos.”
Solução: Comunicação Interna na palma da mão pelo app
De acordo com Karla Bassi e Lúcia Alves, responsáveis pela Comunicação Interna da BBRG, a empresa decidiu que era hora de apostar em uma ferramenta mais prática e rápida:
“A gente começou a entender que talvez pudesse encontrar uma ferramenta um pouco mais efetiva e que proporcionasse autonomia para o nosso time enxuto, algo como um app de Comunicação Interna”, conta Karla Bassi.
“Eu fico imaginando que antigamente eles tinham que esperar dar o horário do atendimento do RH para ir lá e fazer aquela pergunta. Agora, eles (colaboradores) conseguem na hora tirar a dúvida pelo app né, porque tá na palma da mão”, relata a profissional de Comunicação Interna Karla.
App de Comunicação Interna
A Bridon-Bekaert implementou o aplicativo de Comunicação Interna para chegar até seus colaboradores, enviando comunicados de forma rápida e prática tanto para empregados que atuam tanto no setor administrativo quanto no operacional das fábricas.
Diferente do mural físico, o app de Comunicação Interna não tem limitações geográficas, já que a empresa envia os recados diretamente para o smartphone do colaborador.
Os colaboradores são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante uma experiência segura para a empresa e para os empregados que são usuários da plataforma.
Resultados de digitalizar a Comunicação Interna
Comunicação em tempo real
O aplicativo de Comunicação Interna permite o envio em tempo real de notícias e comunicados, o que proporciona uma comunicação interna mais rápida e efetiva.
Calendário de Treinamentos
A empresa pode incluir no app de Comunicação Interna seu calendário geral de treinamentos, o que permite que toda equipe esteja alinhada sobre os processos internos que estão em curso.
Comunicação bilateral
O app de Comunicação interna conta com o canal “Fale Conosco”, que permite que os funcionários enviem mensagens para setores específicos da empresa como RH, financeiro e muito mais.
A BRRG implementou no app alguns canais diretos: “agora pelo aplicativo nós criamos os canais onde os funcionários enviam mensagens direto pelo aplicativo de uma pergunta que antes iriam pessoalmente até o RH fazer. “
Mais proximidade dos colaboradores
Pelo app de Comunicação Interna o RH pode enviar comunicados diretamente para os colaboradores, liberando tempo da gestão e gerentes que antes precisavam realizar esse intermédio.
Funcionalidade de enquetes
Adeus papel: no caso de qualquer enquete, a BBRG pode usar a funcionalidade de enquete do aplicativo de Comunicação Interna para coletar a opinião dos colaboradores.
Métricas na Comunicação Interna
O aplicativo de Comunicação Interna fornece métricas detalhadas sobre quais usuários visualizaram ou não o comunicado enviado.
Envio de notificações
Quando há uma mudança repentina de planos, por exemplo, a BBRG conta que pode contar com a ajuda do app de Comunicação para enviar uma notificação na tela do celular dos colaboradores e deixar todos por dentro do assunto o mais rápido possível.
“Você consegue chamar mais atenção dos funcionários quando você envia aquele push (notificação na tela do celular” – Gestora do aplicativo de Comunicação Interna da Bridon-Bekaert.
Segmentação de conteúdo
A funcionalidade de segmentação de conteúdo do aplicativo de Comunicação Interna permite enviar conteúdos para públicos específicos.
A BBRG usa a funcionalidade de segmentação de conteúdo durante seus treinamentos: a gestão disponibiliza conteúdos específicos para um grupo que está realizando determinado treinamento, por exemplo.
Agilidade e rapidez
Os gestores do app podem enviar comunicados para os funcionários de qualquer lugar com acesso à internet, o que facilita e agiliza o processo de comunicação.
Feedback positivo de gestores e colaboradores
A iniciativa proporcionou um feedback positivo da gerência internacional da empresa e também dos colaboradores que avaliam o app como prático e fácil de usar.
Redução de custos
Com o app de Comunicação Interna a BBRG reduziu seus custos com impressão e a contratação de agência para o material do mural impresso.
Mais efetividade para informar sobre benefícios
O app de Comunicação Interna é atualizado constantemente com informações sobre benefícios dos colaboradores, o que ajuda a equipe de RH a manter os funcionários bem informados sobre o que acontece na empresa.
“A gente mostra o aplicativo e fala: olha, se você tiver dúvidas sobre os seus benefícios, tem uma pastinha aqui que descreve todos os benefícios da empresa”, destaca a gerente de Recursos Humanos Lúcia Alves.
No app da BBRG a biblioteca disponibiliza todas as informações que os colaboradores precisam sobre benefícios, normas de conduta, cardápio dos restaurantes e muito mais.
Processo de implementação
De acordo com a BBRG, o processo de aprovação do aplicativo de Comunicação Interna foi rápido e simples.
A Screencorp oferece suporte para os clientes sobre dúvidas durante o processo de implementação do aplicativo de Comunicação Interna.
Desenvolvimento rápido
“Em 20 dias a gente tinha conseguido chegar no desenho final do aplicativo”, conta Lúcia Alves sobre a agilidade no desenvolvimento do app de Comunicação.
Aplicativo personalizado com a cara da empresa
Todo aplicativo desenvolvido pela Screencorp é personalizado de acordo com a identidade visual da empresa que solicitou o produto.
Campanha de lançamento do app de Comunicação Interna
A BRRG implementou uma campanha de lançamento do app “Fique Ligado!” que incluiu um evento de lançamento no auditório e o engajamento dos líderes para abordar o app de Comunicação Interna pelo diálogo com os colaboradores.
Além dos avisos no mural para download do app, a equipe de Endomarketing também distribuiu pela empresa alguns panfletos com QR Code com o link de download do aplicativo de Comunicação Interna.
De acordo com o relato da BBRG, a plataforma apresentou altos índices de adesão e foi bem avaliada pelo público interno. O app de Comunicação Interna Screencorp oferece informações sobre quais colaboradores realizaram (ou não) realizaram login na plataforma.
Endomarketing mais efetivo
Com a funcionalidade de agendamento de conteúdo, a Bridon-Bekaert expandiu seu calendário de Endomarketing: “a gente consegue agendar no começo do mês as notícias que serão lançadas, dessa forma é possível planejar todo o conteúdo de um mês em poucos dias”, conta Karla Bassi.
Métricas
O app de Comunicação Interna oferece um relatório completo de métricas sobre a visualização e experiência dos usuários na plataforma.
Veja abaixo alguma das informações geradas pelo app de Comunicação Interna Screencorp:
- Métricas de visualização
- Relatório detalhado de uso
- Relatório de reações
- Participação em enquetes
- Métricas da biblioteca
- Visualização de notificações
- Usuários mais engajados
- Horário com mais acessos
- Endomarketing digital
- Atividades para aumentar o engajamento dos colaboradores
A BBRG promoveu no app algumas atividades voltadas para saúde e bem-estar que geraram um feedback positivo dos colaboradores. Veja o relato abaixo:
“Lançamos uma gincana dentro do aplicativo onde as pessoas precisavam cumprir os desafios e publicar na área de colaboração. Então publicamos um vídeo falando de tal receita, aí a pessoa tinha que fazer receita e postar o vídeo na área de colaboração”, conta a profissional de Comunicação Interna Karla Bassi.
Multimídia
Um dos maiores benefícios do aplicativo de Comunicação Interna é a possibilidade de dialogar com o público através dos formatos multimídia. Você pode divulgar informações por meio de comunicados, fotos, vídeos ou até mesmo podcasts.
“E agora se a gente quiser, por exemplo, subir um vídeo da Lucia (gerente de RH) fazendo um comunicado geral, a gente grava um vídeo sobe na hora no aplicativo”, destaca Karla.
Reconhecimento do engajamento dos colaboradores
Para estimular o uso do aplicativo de Comunicação Interna a BBRG passou a reconhecer e parabenizar os usuários mais ativos no app. A iniciativa foi um sucesso e aumentou a participação e engajamento dos usuários na plataforma.
Pelo app de Comunicação Interna Screencorp o gestor pode facilmente identificar os usuários que mais acessam o app, qual é o melhor horário para gerar engajamento e muitas outras métricas de engajamento.
Segurança no trabalho
CIPA no app de Comunicação Interna
O aplicativo de Comunicação Interna é um aliado da BBRG na promoção da segurança no trabalho. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa disponibiliza no app informes, datas de treinamentos e outras atividades da organização.
No ebook de Comunicação Interna na indústria produzido pela Screencorp você sabe mais sobre como beneficiar a segurança no trabalho por meio de iniciativas de Endomarketing digital.
Relatos de acidentes
O app conta com a funcionalidade dos funcionários poderem enviar um relato através de um formulário.
Hoje a BBRG e muitas outras empresas usam o aplicativo de Comunicação Interna para contabilizar e digitalizar dados sobre incidentes de segurança no trabalho.
Além de ser um canal bilateral (que os colaboradores podem enviar mensagens), o app auxilia a contabilizar dados que ajudam no desenvolvimento de políticas para melhorar a segurança no trabalho.
Regime de home office ou híbrido
Segundo Lucia Alves, gerente de Comunicação Interna da BBRG, o app facilita a comunicação com funcionários que atuam em sistema híbrido.
Ao contrário do email, o aplicativo de Comunicação Interna pode ser acessado de forma mais prática e fácil através do celular.
Suporte técnico
A Screencorp oferece suporte técnico para os clientes durante todas as fases do app de Comunicação Interna: seja no processo de implementação do aplicativo, lançamento e durante o uso no dia a dia.
Além dos treinamentos e suporte via email, a Screencorp também oferece ajuda para os clientes através da Central de Suporte.