6 benefícios de investir em Comunicação Interna na Indústria

Drica Marcelino

Comunicação Interna na indústria

A Comunicação Interna pode ser uma aliada estratégica no dia a dia das indústrias. Além de ajudar na redução de custos com mal entendidos, o Endomarketing pode ser um meio de reforçar a segurança no trabalho e o bem estar dos colaboradores. Dessa forma, separamos 6 benefícios de investir em Comunicação Interna na indústria para você repensar a sua estratégia e otimizar os processos.

Reforçar a segurança no trabalho
Um estudo realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho aponta que apenas em 2021 foram comunicados 571,8 mil acidentes no trabalho no Brasil, o que registra um aumento de 30% em relação a 2020.

Muitos casos de acidentes são decorrentes do uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI) ou até mesmo da falta de conhecimento sobre as medidas de segurança, questões que podem ser trabalhadas nas campanhas de Comunicação Interna com o objetivo de aumentar a segurança no trabalho.

Comunicação mais ágil
A Bridon-Bekaert Ropes Group (BBRG) é uma das maiores produtoras de cabos de aço do mundo. Antigamente, a empresa usava um mural físico para Comunicação Interna.

Mas os comunicados impressos tinha dois grandes problemas: gastos com uma agência para a criação dos banners e o fato que os colaboradores gastavam para se dirigir até o mural com comunicados.

A BBRG trocou o mural impresso pelo aplicativo de Comunicação Interna Fique Ligado!, desenvolvido pela Screencorp com a identidade visual da empresa. Veja abaixo a mudança:

Aplicativo de Comunicação Interna BBRG

Investir em uma transição para a comunicação digital ajudou a empresa a reduzir custos com impressões e agência para criar os banners.

Alcance um número maior de colaboradores
Embora os colaboradores não fossem obrigados a baixar o app de Comunicação Interna da BBRG, os índices de adesão do aplicativo foram um sucesso:

Aplicativo de Comunicação Interna BBRG

As gestoras afirmam que além da vantagem de comunicar em tempo real e a possibilidade de disparar push notifications, o aplicativo de Comunicação Interna é mais prático e rápido por possibilitar a gestão de conteúdo com agendamento de publicações.

Os altos índices de aderência do app ajudaram o departamento de Comunicação Interna alcançar um número maior de pessoas e envolver mais os funcionários nas atividades de Endomarketing

Ebook Comunicação Interna na indústria

O app de Comunicação Interna também conta com a possibilidade de segmentação de conteúdo, ou seja, enviar os comunicados para apenas um público específico. Isso faz com que empresas de grande porte apostem nessa ferramenta na comunicação com empregados de determinada unidade e/ou setor.

Potencialize a amplitude das atividades internas
Proporcionar canais de comunicação aderentes e estratégicos aumentam o engajamento dos colaboradores nas ações de Endomarketing e campanhas promovidas dentro da empresa.

Além de ser um ambiente ideal para fortalecer a cultura organizacional, o aplicativo de Comunicação Interna também pode ser utilizado para aumentar a atividade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e reforçar boas práticas no ambiente de trabalho.

Comunique de qualquer lugar
As grandes indústrias vivem uma rotina agitada onde funcionários estão distribuídos nos mais diversos locais, como no campo, fábricas, negociando com distribuidores e escritórios.

Essa dispersão geográfica exige ferramentas de Comunicação Interna que permitam que você se comunique com os colaboradores de qualquer lugar do mundo.

Indústrias de grande porte como a Eucatex e a STIHL motosserras aderiram ao uso da TV Corporativa para divulgar comunicados simultaneamente em fábricas espalhadas em diferentes lugares.

Além disso, é possível programar o conteúdo da TV Corporativa com o player Screencorp, o que otimiza tempo e permite a gestão de conteúdo de qualquer lugar.

Webinar com Renata Thum (STIHL) sobre a importância da Comunicação Interna na flexibilização do ambiente de trabalho

Otimização dos processos
A busca constante por inovação é uma característica da indústria que implica em muitas mudanças no dia a dia dos colaboradores. Em meio às novidades, você já refletiu quanto tempo os colaboradores perdem anualmente decorrente de situações onde houveram informações insuficientes ou ruídos na comunicação?

Uma comunicação interna assertiva reduz custos com mal entendidos e proporciona colaboradores mais atentos sobre as normas e implementação de mudanças na organização, otimizando os processos e aumentando a produtividade da companhia.

Com a ajuda do aplicativo de Comunicação Interna, você pode conferir quais comunicados foram (ou não) visualizados pelos colaboradores. Dessa forma você tem certeza e dados estatísticos sobre a eficiência e o impacto dos seus comunicados empresariais.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button