Uma rede social corporativa proporciona um espaço colaborativo virtual onde os colaboradores podem interagir e trocar ideias, proporcionando mais engajamento e interatividade no trabalho. Apesar de ser repleto de benefícios, esses sistemas também apresentam desafios que você vai conhecer ao longo deste artigo.
O que é uma rede social corporativa?
A rede social corporativa é uma plataforma online restrita aos funcionários de determinada empresa, projetada para facilitar a interação e atividades colaborativas. Além de estimular a interatividade entre colaboradores, essa plataforma também é uma ferramenta poderosa de Comunicação Interna e para reforçar a cultura organizacional.
O diferencial da rede social corporativa é estimular a participação ativa dos usuários, que não apenas consomem conteúdo, mas também o criam, avaliam e expressam suas opiniões através dos comentários ou reações.
Dessa forma, para garantir a viabilidade e benefícios do espaço colaborativo virtual, é fundamental que a empresa selecione uma plataforma segura e que proporcione ao administrador funcionalidades de moderação do espaço.
No app de Comunicação Interna Screencorp é possível usufruir de uma rede social corporativa com métricas e que conta com diversas funcionalidades para otimizar o tempo do gestor e garantir que os colaboradores tenham diversas opções reunidas em uma só plataforma.
Características da rede social corporativa
Prós
Engajamento
Nesse espaço, os colaboradores se tornam protagonistas na construção de conteúdo, o que aumenta o engajamento e a sensação de pertencimento no trabalho.
Soluções criativas e inovadoras
A interatividade do espaço colaborativo promove a troca de ideias, o que pode resultar em soluções mais inovadoras e eficazes para problemas comuns.
Valorização do conhecimento
Redes sociais colaborativas permitem que pessoas de diferentes cargos e áreas compartilhem experiências e ideias. Isso enriquece o conteúdo disponível e amplia as perspectivas sobre diversos temas.
Diversidade de Perspectivas
Por reunir colaboradores de todas áreas, essas plataformas promovem uma visão mais ampla e inclusiva dos temas abordados.
Contras
Desafios de moderação
Para que a rede social corporativa seja um espaço colaborativo saudável, é necessário que a plataforma selecionada disponibilize funcionalidades de moderação que irão garantir a viabilidade e continuidade do espaço.
No app de Comunicação Interna Screencorp, os comentários realizados em rede social corporativa podem ser habilitados (ou não) pelo gestor. Além disso, a plataforma também conta com outras funcionalidades que irão tornar a gestão do projeto mais ágil e fácil.
Desinformação
A liberdade de colaboração pode facilitar a disseminação de informações falsas ou incorretas, prejudicando a confiabilidade da rede.
Dessa forma, é fundamental que os gestores acompanhem o conteúdo que é divulgado nesses espaços, garantindo que informações reais e relevantes cheguem até os colaboradores.
Desigualdade na participação
Nem todos os colaboradores irão ter o hábito de usar redes sociais ou então podem enfrentar dificuldades com o espaço digital, fator que pode reduzir o engajamento da plataforma.
Pensando nesse público interno, o app de Comunicação Interna Screencorp foi projetado com uma interface intuitiva, que torna a plataforma fácil de navegar e atrativa até para pessoas com pouca experiência no meio digital.
Sobrecarga de informação
Um fluxo excessivo de mensagens, atualizações e dados, pode gerar sobrecarga de informação na rede social corporativa, tornando difícil para os colaboradores consumirem o conteúdo de maneira eficaz.
A sobrecarga de informação pode acontecer em qualquer canal de Comunicação Interna, como e-mail, plataformas de mensagens instantâneas, intranets ou qualquer sistema de Comunicação Interna.
O app de Comunicação Interna Screencorp oferece métricas completas para o gestor que proporcionam insights valiosos sobre o consumo do conteúdo publicado na plataforma, o que permite uma moderação minuciosa e com uma estratégia de comunicação, evitando casos de sobrecarga de informação.