Planejamento de conteúdo em Comunicação Interna

Planejamento de conteúdo em comunicação interna

O planejamento de conteúdo em Comunicação Interna é um dos pilares de uma abordagem estratégica para alcançar o seu público. Ao longo desse artigo, você confere como um planejamento eficaz pode fortalecer a cultura corporativa e promover uma abordagem que gera engajamento nos colaboradores.

Confira também um cronograma de possíveis ações para criação de conteúdo na TV Corporativa e no app de Comunicação Interna Screencorp, desenvolvido pensando justamente nos gestores das nossas plataformas.

Etapas do planejamento de conteúdo

1) Definir objetivos
O primeiro passo ao criar uma mensagem para um canal de Comunicação Interna é definir o que se deseja alcançar. Isso pode incluir vários objetivos, como por exemplo:

  • Informar sobre mudanças na organização
  • Divulgar iniciativas internas, como treinamentos e eventos
  • Reforçar a missão, visão e valores da empresa
  • Aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores
  • Promover uma campanha de saúde

Com metas bem definidas, é possível direcionar o conteúdo de maneira estratégica.

2) Conheça o público interno

É essencial compreender o perfil dos colaboradores, suas preferências de comunicação e os canais que são usados na empresa, por exemplo.

Uma forma de obter informações mais detalhadas sobre isso é realizar um diagnóstico de comunicação interna através de uma pesquisa ou análise de feedbacks do público. A pesquisa deve incluir informações como:

  • Quais formatos de conteúdo são mais atrativos (TV Corporativa, app de Comunicação Interna, intranet, etc)
  • Assuntos de maior interesse
  • Criação de um calendário editorial
  • Assim como no marketing externo de uma marca famosa, a Comunicação Interna também precisa de um calendário editorial.

Esse recurso organiza os temas, formatos e datas de publicação, garantindo consistência e previsibilidade. Um calendário típico pode incluir:

  • Datas importantes, como aniversários da empresa e eventos corporativos.
  • Campanhas sazonais (Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Novembro Azul, etc.)
  • Lançamentos e novidades

Ao longo do dia a dia em uma organização, surgem diversos “imprevistos” e até mesmo situações de crise que contam com a ajuda da Comunicação Interna para serem geridos. Portanto, considere esse papel da Comunicação Interna ao elaborar um calendário editorial para evitar a sobrecarga de informações no seu público interno.

Produção de conteúdo relevante

O conteúdo produzido precisa ser objetivo, informativo e alinhado à cultura da organização. Além disso, a personalização e a adoção de uma identidade visual podem aumentar o impacto gerado.

Veja alguns exemplos de conteúdo que geram alto impacto e engajamento na Comunicação Interna das organizações:

  • Vídeos de liderança explicando mudanças importantes
  • Iniciativas com influenciadores internos
  • Conteúdos que reforçam valores organizacionais
  • Infográficos com métricas de desempenho da empresa
  • Novidades nos produtos produzidos pela empresa
  • Relatos de colaboradores que ilustram os valores corporativos
  • Participação da organização em eventos corporativos

Seleção de canais de comunicação

Selecionar os canais de Comunicação Interna ideais é crucial para alcançar o público. Algumas opções incluem:

  • Aplicativo de Comunicação Interna
  • TV Corporativa
  • Mural digital
  • Painéis físicos
  • E-mails corporativos
  • Reuniões e eventos presenciais ou virtuais
  • Monitoramento e análise de métricas

Após implementar o plano, é importante medir os resultados para estimar a eficácia da iniciativa e o impacto gerado. Métricas como a visualização ou leitura de conteúdos publicados, cliques em links, participação em eventos e feedbacks qualitativos ajudam a entender o impacto das iniciativas.

Os gestores do app de Comunicação Interna Screencorp contam com um relatório de métricas completo que pode oferecer insights poderosos para campanhas. Saiba mais sobre as métricas no app de Comunicação Interna Screencorp neste artigo.

Plano de ação na TV Corporativa

A TV Corporativa é cada vez utilizada para substituir os murais físicos nas empresas em decorrência da sua facilidade na gestão e possibilidade de explorar diversos formatos multimídia (vídeos, fotos, textos, animações, etc):
Para te ajudar no planejamento de conteúdo para TV Corporativa, veja abaixo algumas ideias de como integrar esse canal nas suas iniciativas de Comunicação Institucional:

Conteúdo personalizado

Insira conteúdo personalizado de efemérides e campanhas sazonais na programação da sua TV Corporativa. Através da biblioteca de artes da TV Corporativa Screencorp você pode incluir facilmente diversos tipos de conteúdos personalizados na sua programação.

Conteúdo colaborativo com líderes

A criação de conteúdo com a participação de líderes é uma iniciativa que gera engajamento e fortalecimento da cultura organizacional. Além da participação de líderes, você pode convidar também outros influenciadores internos da empresa.

Templates na TV Corporativa

Clientes Screencorp podem incluir na programação diversos tipos de conteúdos de templates, como a previsão do tempo, notícias, etc.

Ações no App de Comunicação Interna

O app de Comunicação Interna Screencorp disponibiliza na palma da mão informação e conteúdo para os colaboradores. Veja alguns exemplos de ações que você pode incluir no seu planejamento em Comunicação Interna:

Notificações

O app de Comunicação Interna conta com a funcionalidade do disparo de notificações no celular do usuário.

Calendário

Inclua datas importantes no calendário do app de Comunicação Interna. O período de recesso e possíveis atividades coletivas como confraternizações, também podem ser incluídas.

Biblioteca

Use a biblioteca do app de Comunicação Interna para disponibilizar fotos ou vídeos coletivos.

Podcast
Você pode usar a funcionalidade de podcasts para disponibilizar um conteúdo institucional no formato de áudio focado no Natal. Ao conferir o case da Ocyan, você entende melhor como os clientes Screencorp usam essa funcionalidade para atrair engajamento dos colaboradores.

Enquetes

Crie enquetes voltadas para gerar engajamento na plataforma.

Atividades online

Atividades online no app de Comunicação Interna, como gincanas, por exemplo, são uma forma de explorar a plataforma para gerar engajamento e interação coletiva. No estudo de caso da Bridon-Bekaert, você pode saber mais sobre como a empresa realizou gincanas e atividades coletivas no aplicativo.

Publicação de conteúdo institucional

Crie conteúdo institucional personalizado. Além de publicar esse conteúdo nas redes sociais da instituição para fortalecer a sua própria marca, você pode divulgar esse conteúdo no próprio app de Comunicação Interna para atrair a atenção dos colaboradores e aumentar os acessos na plataforma.

Publicação de conteúdo para gerar pertencimento

No estudo de caso sobre o app de Comunicação Interna Screencorp na HD Hyundai, é possível identificar que a publicação de fotos dos colaboradores em eventos (no caso da HD Hyundai jogos esportivos) atrai um grande número de acessos e engajamento para o app de Comunicação Interna da empresa.

De acordo com os gestores do app da HD Hyundai, o conteúdo publicado é muitas vezes um dos assuntos principais dos colaboradores e promove muita interação entre os colaboradores, algo que beneficia diretamente o clima organizacional da empresa.

Share Button