Principais ruídos de comunicação nas empresas

Um ruído de comunicação pode ser definido como qualquer barreira que impede um processo de comunicação eficaz. Quando isso acontece, o receptor (aquele que recebe o comunicado) não compreende de maneira eficaz a mensagem do emissor (quem emite o comunicado). Em outras palavras, os ruídos são os famosos “mal entendidos” que acontecem pela falta de comunicação consistente.

ruído de comunicação

Tipos de ruídos na comunicação empresarial

Para destacar os principais tipos de ruídos da comunicação empresarial, existem 7 categorias tradicionalmente usadas que classificam os obstáculos recorrentes de uma comunicação consistente.

As categorias são:

  • Ruídos físicos: sons ambientes (como o maquinário das fábricas e conversas paralelas) que dificultam escutar uma mensagem oral.
  • Ruídos semânticos: linguagem não acessível ou mensagem com redação confusa que não é compreendida por todos e gera mal-entendidos.
  • Ruídos técnicos: problemas com tecnologia, como a carência de canais de comunicação interna eficientes.
  • Ruídos psicológicos: problemas de saúde mental, como preocupações pessoais ou estresse excessivo que afetam a fala e a interpretação de mensagens.
  • Ruídos interpessoais: conflitos interpessoais que dificultam a comunicação eficaz.

5 exemplos de ruídos na comunicação empresarial

Ruídos físicos

Excesso de informação
Em ambientes corporativos agitados, como em uma fábrica, por exemplo, a troca de mensagens apenas de forma oral pode gerar mal entendidos em decorrência do excesso de informações daquele ambiente que podem distrair os envolvidos.

Nesses casos, é indicado que mudanças no ambiente de trabalho e mensagens importantes sejam sempre passadas de forma escrita para os colaboradores, aumentando as chances de que ele entenda o que foi comunicado.

Em casos onde os colaboradores não trabalham em frente ao computador, o gestor pode usar canais de comunicação digitais como o aplicativo de Comunicação Interna para enviar os comunicados durante o intervalo dos colaboradores.

Ruídos semânticos

Linguagem inacessível ou confusa
A falta de uma linguagem acessível nos canais de comunicação pode comprometer a troca de informações na empresa.

O uso exagerado de jargões técnicos e orações excessivamente longas ou confusas podem dificultar o entendimento do receptor da mensagem. Adotar uma linguagem simples, direta e inclusiva aumenta as chances de que a mensagem seja compreendida pelo colaborador.

Falta de acessibilidade na Comunicação Interna

A acessibilidade nas empresas consiste em garantir que todos espaços, recursos, serviços e informações, sejam acessíveis para todo o público da empresa – independente das suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas.

Inúmeros ruídos de comunicação podem surgir devido à falta de acessibilidade na Comunicação Interna. São recorrentes os casos onde a empresa, por exemplo, não disponibiliza nenhum tipo de conteúdo de Comunicação Interna para os profissionais surdos que não conhecem a língua portuguesa.

Em contrapartida, hoje existem instituições que usam os recursos digitais para promover uma Comunicação Interna mais acessível e inclusiva, como é o caso da multinacional STIHL. Desde 2016 a STIHL implementou o projeto Mural Inclusivo, que consiste em um vídeo semanal em LIBRAS publicado no app de Comunicação Interna da empresa que apresenta os assuntos que foram divulgados nos murais físicos da empresa.

Em uma conjuntura onde houvesse um caso de deficiência visual, a equipe de Comunicação Interna pode usar a funcionalidade de podcasts do app para publicar um conteúdo sonoro com todos os assuntos abordados pela empresa.

Case STIHL

Ruídos técnicos

Tecnologia desfasada
O uso de tecnologia defasada ou incoerente com o objetivo pode gerar uma Comunicação Interna inconsistente e ineficaz.

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Canais de Comunicação Interna ineficientes

A falta de canais de Comunicação Interna eficientes gera uma série de problemas para a cultura organizacional. Imagine, por exemplo, uma empresa que carece de uma estratégia com múltiplos canais e envia informações por email excessivamente.

Uma situação como essa gera grande desconforto nos colaboradores, faz com que muitos emails nem sequer sejam lidos e ainda caracteriza uma comunicação que carece de métricas – afinal, pelo email, o gestor não obtém métricas detalhadas sobre a visualização das mensagens enviadas (diferente do app de Comunicação Interna que informa até mesmo se um vídeo foi visto, quantas vezes e por quais colaboradores).

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Ruídos psicológicos

Os ruídos psicológicos constituem situações onde existe um mal estar psicológico no colaborador que afeta a sua interpretação da mensagem. Esse mal estar pode ser estresse excessivo decorrente da vida profissional ou pessoal do colaborador, como também pode ser um caso onde o funcionário sofre crise ou transtorno de saúde mental.

Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de prezar pelo bem-estar e pela saúde mental dos colaboradores. Em 2024, por exemplo, o governo federal passará a emitir o certificado de saúde mental para as empresas.

Então se a sua empresa oferta qualquer benefício voltado para o bem-estar e saúde mental dos colaboradores, busque ressaltar sempre pelos canais de Comunicação Interna quais são e como usufruir deles.

Alguns clientes de TV Corporativa da Screencorp incluem na programação conteúdos recorrentes ressaltando cuidados com a saúde mental e também os benefícios da empresa voltados para o tema.

Ruídos interpessoais

Os conflitos pessoais ou a falta de sinergia das pessoas com a cultura organizacional da empresa podem dificultar o processo de comunicação e a troca de informações.

Seja definida ou não, toda empresa possui uma cultura organizacional, que é um conjunto de valores, normas e hábitos que compõem a sua identidade e cultura da empresa. Portanto, é fundamental trabalhar a fundo a cultura organizacional com o objetivo de gerar um ambiente de trabalho mais harmônico e mais agradável para os colaboradores.

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

 

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