A necessidade da transformação digital nas empresas surgiu na marra em meio à pandemia do Coronavírus. O papel da área de Comunicação Interna nas organizações assumiu o caráter estratégico que sempre teve lugar, porém, que na maioria das empresas, poucas vezes ocupou.
Mas, a Comunicação Interna possui as ferramentas necessárias para gerenciar essa crise? Funcionários trabalhando remoto, necessidade de comunicação rápida e assertiva, métricas para saber a aderência do conteúdo no receptor e outros desafios colocados pelo afastamento físico dos empregados. Entenda como aplicativo de Comunicação Interna pode ajudar as empresas durante a pandemia.
Compartilho 12 formas que nossos clientes têm usado o aplicativo de Comunicação Interna Screencorp na crise do Coronavírus.
- Envio de notificações (push notification) para anúncios cruciais e urgentes de gerenciamento de crise
- Participação dos empregados em feeds de conteúdo colaborativos
- Compartilhamento de informações públicas de fontes relevantes (Organização Mundial da Saúde, Agências Governamentais, etc.)
- Divulgação de diretórios de contatos de emergência importantes
- Orientação para os funcionários sobre práticas higiênicas adequadas
- Compartilhamento de diretrizes internas sobre viagens nacionais e internacionais
- Métricas de leitura dos conteúdos para assegurar a aderência da Comunicação
- Segmentação do envio de mensagens específicas para endereçar diferentes públicos-alvo dentro da organização. Por exemplo: empregados que trabalham na operação, empregados que estão em home office
- Fornecimento de canais de feedback estruturados
- Postagem de vídeos e fotografias mostrando dicas úteis para trabalhar produtivamente em casa
- Compartilhamento de perguntas frequentes para liberar comunicadores de e-mails longos e telefonemas demorados
- Criação de fóruns e possibilidade de comentários em notícias e vídeos, criando diálogo e troca de informações
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Dalai Lama
Como lutar contra a disseminação do vírus em uma fábrica?
Nesse podcast, a Compal, empresa multinacional que atua na fabricação de notebooks no Brasil, conta sobre as medidas preventivas de contágio
implementadas em sua fábrica em Jundiaí (SP) e o uso estratégico da Comunicação Interna para informar os empregados sobre a doença e medidas preventivas.
Participaram: Alexandre Lisboa (Vice Presidente e Gerente Geral), Rodrigo Facco Queiroz (Gerente Sênior de Recursos Humanos e EHS) e Caroline Sena (Analista de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional).
Desafio: Resguardar a saúde dos funcionários em meio à pandemia global do coronavírus.
– Fábrica de grande porte localizada na cidade de Jundiaí (SP).
– Home office não era uma prática recorrente.
– Impossibilidade de trabalho remoto dos empregados da área de produção.
Estratégia aplicada: Adoção rigorosa de medidas preventivas de contágio com auxílio do Aplicativo Mobile da empresa para informar empregados sobre o vírus.
– Higienização do ônibus fretado ao término de cada viagem e redução do número de passageiros; Acesso à fábrica via portão livre sem superfície metálica e com higienização dos pés em solução desinfetante.
– Disponibilidade de torneiras e sabão para lavar as mãos no acesso à fábrica e também na área operacional e também de álcool em gel.
– Higienização constante da fábrica e de possíveis pontos de contaminação (maçanetas, botões de máquinas de café, etc).
– Atualização constante do conteúdo da TV Corporativa acerca do vírus e novas políticas internas.
– Conteúdo informativo constante no aplicativo mobile da empresa.
– Disparo de push notifications na tela do celular dos empregados.
Feedback: taxa de absenteísmo baixíssima até agora.
– Alto desempenho dos funcionários que atuam remotamente; Aprendizado adquirido com o home office.
– ”Nós já tínhamos a percepção de que a informação é importante, e ela se tornou essencial agora.”
– “O que posso dizer com os resultados é que o nível de confiança na gestão da empresa aumentou MUITO com o incremento da comunicação. Essa confiança está sendo um dos pilares que está permitindo continuar com a produção no nível que estamos hoje, com muito pouco impacto até agora.”
– ”Substituímos o papel e email pela TV Corporativa com atualização de conteúdo constante e Aplicativo Mobile.”
– ”O aplicativo de celular está sendo um grande diferencial, nós chegamos em todas as pessoas. Elas olham em casa, podem rever. Está sendo muito interessante o uso de aplicativo nesse momento.”
– Alto nível de adesão dos funcionários ao aplicativo mobile e agilidade na comunicação.
– Campanha com enquetes para incentivar a participação dos colaboradores.
– ”O principal benefício é a agilidade. Eu mesma trabalhando em home office, quando tem uma demanda em qualquer lugar que eu estiver consigo disparar um comunicado.”
– ”O recurso do push é interessante, pois a pessoa recebe o comunicado na tela do celular.”
Para quem tiver interesse ou quiser trocar informações sobre o tema, mande um email direto para vendas@screencorp.com.br
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp