Outubro Rosa é um período celebrado anualmente em prol da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. Trata-se de uma das campanhas com maior repercussão do mundo, onde cada vez mais as empresas buscam ideias criativas de Endomarketing e Comunicação Interna para abordar o tema com seus colaboradores.
No final desse artigo você pode baixar gratuitamente um material sobre o Outubro Rosa para você usar nos seus canais de Comunicação Interna da sua empresa.
O que é Outubro Rosa?
O Movimento Outubro Rosa busca conscientizar a população sobre o câncer de mama, o tipo mais comum da doença e o mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo. Nos casos em que o tumor é detectado de forma precoce, os índices de cura são de 95% segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A pauta ganhou força na mídia internacional após a primeira “Corrida pela Cura”, um evento realizado em Nova York por sobreviventes do câncer de mama da Fundação G. Komen Breast Cancer Foundation. Quem participava da corrida recebia um laço rosa, que se tornou símbolo do movimento.
Importância do Outubro Rosa nas empresas
Entre os médicos e cientistas, é consenso que a prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas. Essa evidência populariza cada vez o Outubro Rosa nas campanhas de Comunicação Interna das empresas, destacando a importância do autocuidado e da saúde dos colaboradores.
A pauta pode ser abordada na empresa nos canais de Comunicação Interna ou em ações de Endomarketing. Confira algumas ideias que a sua equipe pode colocar em prática e um kit de Outubro Rosa gratuito para você usar nos canais de Comunicação Interna.
Ideias de Endomarketing sobre o Outubro Rosa
Outubro Rosa nos canais de Comunicação Interna
Como falar sobre o Outubro Rosa com o público interno da sua empresa?
Os canais de Comunicação Interna devem protagonizar sua ação de Outubro Rosa nas empresas. Insira um conteúdo personalizado sobre a campanha na sua TV Corporativa. No final deste blogpost, é possível fazer download de um kit com vinhetas, imagens e conteúdos informativos para TV Corporativa.
Inclua o app de Comunicação Interna nesta campanha do Outubro Rosa. Dispare comunicados sobre o tema e inclua material informativo na biblioteca virtual do seu aplicativo mobile. De acordo com os clientes da Screencorp, as push notifications aumentam os resultados de engajamento dos colaboradores.
Caso a sua empresa tenha uma newsletter interna, divulgue conteúdos informativos sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. Você pode armazenar conteúdo sobre o tema na sua intranet, publicando uma cartilha e informações sobre o assunto.
O mural físico e os cartazes continuam na rotina de comunicação interna de muitos públicos. Ao fixar um cartaz, escolha um ponto estratégico onde com grande circulação de pessoas. No final deste conteúdo a Screencorp disponibiliza um cartaz para você imprimir e divulgar na sua empresa.
Ação social
Você pode buscar por instituições filantrópicas para executar uma ação social em conjunto ao seu público interno. Pesquise sobre organizações dedicadas à vítimas de câncer de mama na região onde você vive e planeje uma ação que envolva os funcionários da empresa.
Realizar uma ação social requer planejamento e dedicação, todavia, é uma forma eficiente de promover uma ação de Endomarketing envolvente e marcante para os colaboradores.
Durante o tratamento de câncer de mama um dos efeitos da quimioterapia é a queda de cabelo. Isso instiga a ONG Rapunzel Solidária a recolher cabelos para a confecção de perucas destinadas à vítimas de câncer.
Quer um exemplo de ação conjunta? A empresa pode realizar uma arrecadação de cabelo para uma instituição filantrópica como essa. Envolver as lideranças da empresa na campanha promove o engajamento dos colaboradores na ação.
Divulgue histórias inspiradoras
Você pode usar os canais de Comunicação Interna para divulgar histórias inspiradoras de pessoas que venceram o câncer de mama. Busque por depoimentos de funcionários ou em redes especializadas sobre o tema, como blogs, grupos do Facebook e páginas do Instagram.
Evento interno sobre o Outubro Rosa
Uma forma de pautar o Outubro Rosa nas empresas é realizar um evento sobre o tema. Você pode convidar um palestrante para compartilhar a experiência dele e promover um momento de reflexão e aprendizado coletivo. Ao organizar um evento, não se esqueça de divulgar o acontecimento nos canais de Comunicação Interna da empresa.
Brindes temáticos
Os brindes personalizados são uma forma de colocar um tema em pauta. Presenteie os colaboradores com brindes tematizados que remetem ao autocuidado e pautam o tema da campanha. Lembre-se da importância de simbolizar a causa em questão e também das cores da sua marca.
Voluntariado
É comum sentir vontade de ajudar mas não saber o que fazer para contribuir efetivamente com uma causa. Uma forma de incentivar ações de voluntariado é simplesmente divulgar essas oportunidades. Divulgue nos canais de Comunicação Interna da sua empresa atividades de trabalho voluntário pautadas no Outubro Rosa.
Incentive a realização de exames preventivos
Se a sua empresa disponibiliza um plano de saúde para os colaboradores, você pode indicar na sua intranet estabelecimentos da sua operadora de saúde que realizam exames de mamografia. Essa é uma forma simples de salientar a importância fundamental dos exames de rotina e incentivar o autocuidado.
Caso a sua empresa não disponibilize plano de saúde para os colaboradores, é importante destacar que no mês de outubro alguns estabelecimentos de saúde pública oferecem mutirões de mamografia. Consulte o site da sua prefeitura local para buscar informações pertinentes aos funcionários.
Kit Outubro Rosa grátis
Para te ajudar a colocar a mão na massa, a Screencorp produziu um Kit Outubro Rosa gratuito com materiais para você usar nos seus canais de comunicação como TV Corporativa, App de comunicação interna, intranet, mural físico e e-mail.
Você encontrará no pacote:
- 5 imagens na resolução 1920 x 1080 (para uso em TV Corporativa, Mural Digital, Rede Social Corporativa, etc.)
- 4 vinhetas na resolução 1920 x 1080 (para uso em TV Corporativa, Mural Digital, Rede Social Corporativa, etc.)
- 6 imagens na resolução 1080 x 1920 (para uso em App de Comunicação Interna, Rede Social Corporativa, etc.)
- 3 vinhetas na resolução 1080 x 1920 (para uso em App de Comunicação Interna, Rede Social Corporativa, etc.)
- 1 Banner (A3 e A4)
- 1 Cartão informativo
- 1 Cartilha Informativa
SCREENCORP TV CORPORATIVA
Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp
O aplicativo de Comunicação interna Screencorp proporciona uma maneira eficaz de alcançar todos da empresa com uma comunicação mais aderente.
Como ele oferece em um mesmo local diversos canais de Comunicação, cada um com uma linguagem diferente, é possível alcançar e atingir colaboradores de diferentes maneiras, o que pode ser utilizado para difundir valores e campanhas que visem tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e diminuir os transtornos que a rotina pode acarretar.
Com o poder das métricas disponíveis, os administradores saberão quais campanhas, mensagens, discursos e abordagens são melhores recebidas pelos seus colaboradores.