O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica que pode fornecer insights valiosos sobre o impacto de uma ação. Nesse ebook interativo você descobre como calcular o ROI de um projeto aplicativo de Comunicação Interna com base em benchmarkings de mercado.
O que é ROI em Comunicação Interna?
O ROI é uma métrica que avalia a eficácia de um investimento em relação ao seu retorno. Na área de Comunicação Interna, o ROI contribui para analisar como as iniciativas de comunicação impactam o desempenho da empresa, o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, os resultados financeiros.
Mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI) em iniciativas de Comunicação Interna pode não apenas justificar gastos, mas também ajudar a aprimorar estratégias e aumentar a eficiência organizacional.
Por que medir o ROI em Comunicação Interna?
Justificação de recursos
A Comunicação Interna é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. No entanto, muitas vezes, o seu valor e impacto são subestimados. Compreender o ROI permite que os gestores justifiquem investimentos em ferramentas, plataformas e campanhas de Comunicação Interna.
Melhoria contínua
Analisar os resultados gerados por um projeto auxilia a identificar possíveis ajustes e otimizações, garantindo que a área apresente continuamente novas estratégias conforme as necessidades da organização.
Engajamento dos colaboradores
Mensurar o impacto da Comunicação Interna no engajamento dos funcionários ajuda a ressaltar a importância da área no dia a dia dos colaboradores.
Objetivos estratégicos
Os dados obtidos a partir do ROI ajudam a garantir que a Comunicação Interna esteja alinhada com as metas gerais e objetivos da organização.
Como calcular o ROI em Comunicação Interna?
Calcular o ROI em Comunicação Interna pode ser desafiador, mas algumas abordagens podem ajudar a obter resultados mais precisos para a área. Com base em estudos sobre como mensurá-lo dentro da Comunicação Interna, desenvolvemos uma calculadora simples que pode entregar ao profissional uma resposta clara e objetiva sobre o valor do retorno que os investimentos na área estão trazendo para a empresa.
A calculadora abaixo pode ser utilizada para mensurar o ROI de qualquer estratégia e/ou canal de Comunicação Interna que sua empresa usa. Contudo, é importante ressaltar que a precisão do cálculo depende do quanto sua empresa consegue mensurar o engajamento dos colaboradores e da precisão com a qual você consegue atribuir a média de receita gerada por cada colaborador para a empresa.
KPIs: Identificando os indicadores-chave de desempenho
Para calcular o ROI na Comunicação Interna, o passo inicial consiste em identificar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) apropriados. Esses indicadores são essenciais para avaliar aspectos específicos da eficácia da comunicação. Vamos destacar alguns:
- Engajamento dos colaboradores
- Retenção de informações
- Sentimento de pertencimento
Além dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) apropriados, o cálculo de ROI em Comunicação Interna envolve também fatores proveniente de avaliações internas da organização como:
- Pesquisas e questionários
- Formulários de feedback
- Avaliações de observação
- Repetição espaçada
- Autoavaliação
Calculadora para ROI em Comunicação Interna Screencorp
Veja como calcular o ROI da sua empresa com o ebook interativo Screencorp para cálculo de retorno sobre o investimento em projetos de Comunicação Interna.