Calculadora de ROI para Comunicação Interna: ebook interativo

ROI Comunicação Interna

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica que pode fornecer insights valiosos sobre o impacto de uma ação. Nesse ebook interativo você descobre como calcular o ROI de um projeto aplicativo de Comunicação Interna com base em benchmarkings de mercado.

O que é ROI em Comunicação Interna?

O ROI é uma métrica que avalia a eficácia de um investimento em relação ao seu retorno. Na área de Comunicação Interna, o ROI contribui para analisar como as iniciativas de comunicação impactam o desempenho da empresa, o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, os resultados financeiros.

Mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI) em iniciativas de Comunicação Interna pode não apenas justificar gastos, mas também ajudar a aprimorar estratégias e aumentar a eficiência organizacional.

Por que medir o ROI em Comunicação Interna?

Justificação de recursos

A Comunicação Interna é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. No entanto, muitas vezes, o seu valor e impacto são subestimados. Compreender o ROI permite que os gestores justifiquem investimentos em ferramentas, plataformas e campanhas de Comunicação Interna.

Melhoria contínua

Analisar os resultados gerados por um projeto auxilia a identificar possíveis ajustes e otimizações, garantindo que a área apresente continuamente novas estratégias conforme as necessidades da organização.

Engajamento dos colaboradores

Mensurar o impacto da Comunicação Interna no engajamento dos funcionários ajuda a ressaltar a importância da área no dia a dia dos colaboradores.

Objetivos estratégicos

Os dados obtidos a partir do ROI ajudam a garantir que a Comunicação Interna esteja alinhada com as metas gerais e objetivos da organização.

 

Como calcular o ROI em Comunicação Interna?

Calcular o ROI em Comunicação Interna pode ser desafiador, mas algumas abordagens podem ajudar a obter resultados mais precisos para a área. Com base em estudos sobre como mensurá-lo dentro da Comunicação Interna, desenvolvemos uma calculadora simples que pode entregar ao profissional uma resposta clara e objetiva sobre o valor do retorno que os investimentos na área estão trazendo para a empresa.

A calculadora abaixo pode ser utilizada para mensurar o ROI de qualquer estratégia e/ou canal de Comunicação Interna que sua empresa usa. Contudo, é importante ressaltar que a precisão do cálculo depende do quanto sua empresa consegue mensurar o engajamento dos colaboradores e da precisão com a qual você consegue atribuir a média de receita gerada por cada colaborador para a empresa.

KPIs: Identificando os indicadores-chave de desempenho

Para calcular o ROI na Comunicação Interna, o passo inicial consiste em identificar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) apropriados. Esses indicadores são essenciais para avaliar aspectos específicos da eficácia da comunicação. Vamos destacar alguns:

  • Engajamento dos colaboradores
  • Retenção de informações
  • Sentimento de pertencimento

Além dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) apropriados, o cálculo de ROI em Comunicação Interna envolve também fatores proveniente de avaliações internas da organização como:

  • Pesquisas e questionários
  • Formulários de feedback
  • Avaliações de observação
  • Repetição espaçada
  • Autoavaliação

Calculadora para ROI em Comunicação Interna Screencorp

Veja como calcular o ROI da sua empresa com o ebook interativo Screencorp para cálculo de retorno sobre o investimento em projetos de Comunicação Interna.

 

 

 

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button