Tecnologia e Comunicação Interna: o que os dois tem a ver?

Drica Marcelino

tecnologia e comunicação interna

Pare tudo agora.  Preste atenção nos colaboradores da sua empresa. Você acredita (mesmo) que os canais de Comunicação Interna “tradicionais” ainda são aderentes? Em tempos onde a nossa comunicação com amigos, familiares e vizinhos mudou completamente, eu quero convidar você para refletir sobre as transformações que a tecnologia trouxe para a Comunicação Interna das empresas.

Os canais de Comunicação Interna “tradicionais”

Vamos falar primeiro sobre o mural impresso, que continua sendo um canal usado em algumas empresas e principalmente na Comunicação Interna na indústria.

Expresso profundo respeito por todos os serviços prestados pelo mural impresso à comunicação empresarial.  Ele foi o canal principal para atingir os funcionários por muito tempo, sendo um espaço de difusão de informação e conteúdo. Mas agora, os tempos são outros.

O mural impresso implica em gastos com papel e impressão, o que ressalta o carácter não sustentável dessa ferramenta em tempos onde as empresas buscam adotar medidas ecológicas pela preservação do meio ambiente.  Além dos custos com papel, tinta e às vezes até mesmo os serviços de design uma agência, esse canal se mostra cada vez mais ineficiente para capturar a atenção da maioria das pessoas.

Outro problema do mural físico é que ele exige que o profissional se desloque até ele para ver os comunicados da empesa – o que exige tempo de deslocamento e faz com que a comunicação demore ainda mais.

O email ainda é um grande aliado das empresa. Entretanto, por ser excessivamente usado para outras questões do dia a dia, a ferramenta apresenta uma baixa taxa de leitura e não fornece ao gestor informações detalhadas sobre o índice de visualização dos conteúdos.

Tecnologia e Comunicação Interna

A boa notícia é que cada vez mais as ferramentas digitais oferecem canais com grandes índices de aderência, impactantes e que otimizam o trabalho dos gestores no dia a dia. Entre as empresas e seus funcionários, existem as telas.  Cada uma utilizada de forma diferente, de acordo com o contexto e objetivo da mensagem.

 

Tecnologia e Comunicação Interna

Muitos desses canais podem ser considerados uma evolução dos canais que nós já conhecemos, como é o caso de uma ferramenta dinâmica e que ganha cada vez mais espaço nas empresas: a TV Corporativa.

TV Corporativa

A TV Corporativa é a evolução do mural impresso.  Ela oferece diversos benefícios para os processos comunicacionais, como por exemplo:

  • Rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens
  • Autonomia do controle do conteúdo por equipes de comunicação
  • Possibilidade de segmentar a distribuição de conteúdo
  • Forte apelo visual: animações, vídeos e fotos
  • Comunicação em tempo real
  • Reduz o uso de papel

Integrações com feeds de notícias, social media, base de dados e biblioteca de artes

Erroneamente a TV Corporativa ainda é vista por muitas empresas como um projeto de grande complexidade tecnológica, viável apenas para grandes corporações.

Antes da conexão banda larga e dos mini-pcs, a tecnologia de transmissão de conteúdo audiovisual era em sua maioria feita via satélite, com altos custos e complexidade de implementação. Este cenário mudou. Hoje é necessário apenas utilizar um software de gerenciamento de conteúdo, um computador conectado à internet e claro: uma TV.

Ebook Comunicação Interna na indústria

Aplicativo de Comunicação Interna

O smartphone é companheiro inseparável da maioria dos funcionários. Ele é um excelente dispositivo para uso como canal de Comunicação Interna:  é móvel, conectado à internet e com excelente capacidade audiovisual.

Com o aplicativo de Comunicação Interna é possível criar canais de notícias, vídeos, enquetes, compartilhar arquivos, enviar alertas, entre outras possibilidades de interação.

A maioria das empresas ainda não possui um app de Comunicação para comunicar-se com seus funcionários, seja por que essa ferramenta inovadora ainda nova, preocupações com questões trabalhistas, segurança da informação ou gerenciamento do conteúdo.

Mas muitas dessas preocupações não devem mais existir! Hoje é possível implementar um app de Comunicação Interna com soluções práticas para cada um dessas questões.

Os dados dos colaboradores usuários do app são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde agosto de 2020.

Antes de criar uma conta, todos usuários da plataforma devem estar de acordo com as exigências dessa lei e previamente aceitar os termos e condições. Isso garante a proteção de dados dos usuários e da empresa, evidenciando que o app é um ambiente seguro para a troca de informações – tanto para os colaboradores quanto para as empresas.

No dia a dia de fábricas, indústrias e profissionais que atuam em campo, o celular pode ser um aliado na Comunicação Interna, já que a maioria desses colaboradores atuam distante de computadores.

Intranet

Para aqueles que tem um desktop à disposição, a intranet Screencorp pode ser uma boa opção simultaneamente ao app de Comunicação Interna. A intranet Screencorp é um web app que dá ao colaborador a facilidade de acessar pelo navegador sua plataforma de Comunicação Interna.

Vale ressaltar que a intranet ajuda a economizar o tempo de gestão das plataformas, já que as atualizações de conteúdo podem ser disparadas simultaneamente no app de Comunicação Interna e na intranet.

O que você está esperando para mudar também a Comunicação Interna da sua empresa?

SCREENCORP TV CORPORATIVA

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Aplicativo de Comunicação Interna

Share Button