A tecnologia e os novos paradigmas de Comunicação Interna


Pare tudo agora.
  E preste atenção em seus funcionários.

Você acredita (mesmo) que os canais de comunicação tradicionais ainda são aderentes?

destaque_telas


Falemos primeiro sobre o 
Mural Impresso.

Expresso profundo respeito por todos os serviços prestados pelo mural impresso à comunicação interna das empresas.  Ele carregou o piano por bastante tempo, sendo um espaço focal de difusão de informação e conteúdo.   Mas os tempos são outros.  Além de tornar-se politicamente incorreto, pela quantidade de gastos de papel e impressão, ele passa despercebido pela grande maioria dos funcionários.

O email ainda é um grande coringa, porém, por ser excessivamente usado, acaba por ter uma baixa taxa de leitura.

Podemos dizer que existem novos paradigmas de Comunicação Interna a serem considerados no que diz respeito aos canais de comunicação que podem impactar funcionários e colaboradores.  (imagem abaixo)

Posicionadas entre as empresas e seus funcionários, existem as telas.  Cada uma utilizada de forma diferente, de acordo com o contexto.
paradigmas_comunicacao_interna

O Mobile

O smartphone é companheiro inseparável da maioria dos funcionários.   Ele é um excelente dispositivo para uso como canal de Comunicação Interna:  é móvel, conectado à internet e com excelente capacidade audiovisual.

App mobile

A maioria das empresas ainda não possui um app mobile para comunicar-se com seus funcionários, seja por que essa é uma realidade ainda nova, seja por preocupações com questões trabalhistas, segurança da informação ou gerenciamento do conteúdo.
A boa notícia é que hoje é possível implementar um app de comunicação interna com soluções práticas para cada um dessas questões.    Saiba mais >>
Com o app mobile é possível criar canais de notícias, vídeos, enquetes, compartilhar arquivos, enviar alertas, entre outras possibilidades de interação.

 

SMS

Muitas empresas têm funcionários de fábrica e/ou operação com menor porcentagem de uso de smartphones. Neste caso, o envio de sms é uma solução interessante.   É possível enviar textos curtos para qualquer celular de forma simples e com métricas de impacto confiáveis.

Importante ressaltar que é obrigatório ter processo de opt-in e opt-out dos funcionários.

destaque_telas2

TV Corporativa

Ela é a evolução do mural impresso.  Oferece diversos benefícios para os processos comunicacionais, como por exemplo:

– Rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens.
– Autonomia do controle do conteúdo por equipes de comunicação.
– Possibilidade de segmentar a distribuição de conteúdo.
– Forte apelo visual: animações, vídeos e fotos.
– Comunicação em tempo real.
– Menos uso de papel.
– Integrações com feeds de notícias, social media, base de dados.

A TV Corporativa ainda é vista por muitas empresas como um projeto de grande complexidade tecnológica, viável apenas para grandes corporações.

Antes da conexão banda larga e dos mini-pcs, a tecnologia de transmissão de conteúdo audiovisual era em sua maioria feita via satélite, com altos custos e complexidade de implementação.    Este cenário mudou.   Hoje é necessário apenas utilizar um software de gerenciamento de conteúdo, um computador conectado à internet e claro, uma TV.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

PhoneCorp é o aplicativo mobile que aproxima as empresas do seu público-interno.
http://phonecorp.com.br

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

 

Share Button