Canal de Comunicação Interna: 7 motivos para usar um app

Canal de comunicação interna

 Thiago Braga

1. Todo funcionário tem um smartphone

Ok, “todo funcionário” pode ser um exagero, mas seguramente cabe dizer que quase todos os funcionários possuem um e o carregam todos os dias, do amanhecer à hora de dormir. Dessa forma, o aplicativo de celular pode ser um canal de Comunicação Interna com grande aderência dos colaboradores em decorrência do seu fácil acesso.

2. Comunicação em tempo real

O mundo é digital. As redes sociais trazem informações quentinhas a todo momento; o Waze indica sua rota e atualiza as informações on the fly; o Whatsapp conecta você a sua rede de contatos com apenas alguns toques na tela. Essa velocidade é esperada também para a Comunicação Interna da empresa.  Agilidade para distribuição da informação é fundamental para aumentar a aderência e a relevância do conteúdo transmitido para o público interno. E não apenas por email.

3. Possibilidade de segmentar a entrega de conteúdo

O público interno de uma organização, dependendo da quantidade de funcionários, pode ter características heterogêneas como cargos, geografia, departamentos, entre outros. Com o aplicativo de Comunicação Interna é possível ter uma entrega de conteúdo super segmentada, usando o conceito de tags para definir quem deve receber determinada notícia, vídeo, enquete ou campanha.  Você pode por exemplo enviar uma notícia somente para Gerentes de Vendas, do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

4. Custo acessível

Um aplicativo no modelo SaaS (software as a service), com pagamento mensal, pode encaixar sim no budget da sua empresa. A vantagem do modelo SaaS é que a plataforma já oferece diversas funcionalidades prontas para uso e com um custo muito menor do que a contratação de uma fábrica de software ou até mesmo o desenvolvimento interno na empresa. Além disso, estão inclusos no modelo o suporte técnico, servidor cloud e aplicativos Android e IOS.

Prioridades em Comunicação Interna para 2023 segundo profissionais

5. Push notifications

Os pushs cumprem uma função muito importante para um projeto de app para Comunicação Interna.  Por mais que você atualize o conteúdo do aplicativo diversas vezes por semana, é necessário que o funcionário abra o app, certo?  É aí que entram os pushs.

Você pode enviar um push com um simples texto informativo, por exemplo:  “Já está disponível o holerite de Maio na intranet”.   Ou você pode enviar um push direcionando para um conteúdo dentro do aplicativo: “Confira o vídeo com nosso CEO sobre os resultados da empresa e o impacto no PLR”.  Neste caso o push abre o aplicativo e direciona para determinado vídeo.

6. Campanhas no canal Comunicação Interna

Vale lembrar que o smartphone além de ser um telefone, cumpre a função de câmera fotográfica e também de câmera de vídeo. Sendo assim,  o aplicativo possibilita a criação de diversas campanhas com a participação dos funcionários interagindo neste canal de Comunicação Interna.
Exemplo:  “Dia das mães: tire uma foto com sua mãe, envie através do aplicativo e ganhe um ingresso para o filme XPTO”.

7. Métricas

Um dos desafios da área de Comunicação Interna é ter métricas para avaliar a efetividade das ações.   Com o app, é possível ter dados sobre visualização e leitura de notícias e vídeos, assim como de entrega de push notifications.

APLICATIVO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Aplicativo de Comunicação Interna Screencorp

Share Button